Quando escrevi o título do texto, usando o termo dar a volta por cima, quis me referir tanto à vida profissional quanto à vida pessoal pois elas andam juntas e misturadas. Somos uma só pessoa e administrar avatares distintos em casa e no trabalho é extremamente cansativo, consome nossa energia e sugando a nossa felicidade. Sim, vamos falar sobre aspectos tangíveis e intangíveis. Como? Aspectos tangíveis são mudanças práticas que você pode implementar que não necessitam muito esforço, como escolher um hobbie ou criar projetos paralelos. São objetivos que não requerem uma habilidade técnica e longo planejamento. Aspectos intangíveis são mudanças de caráter íntimo, ou seja, que dependem de sua coragem e transformação pessoal. 2020 nos mostrou que o medo tem o poder de nos estagnar, impedindo de ver o mundo de possibilidades à nossa frente. Você tem medo de quê? De fracassar? De descobrir que não têm talento algum? De não ter mercado para sua ideia? De não ser levado à sério? De passar vergonha? Todos temos os mesmos medos, alguns levam tão à sério suas limitações que acabam as conservando e não é isso que estou falando. Proponho ser corajoso(a) e realizar – apesar do medo. Ele é um ingrediente importante na fórmula da coragem. Vamos com medo mesmo. Porém, para ser criativo você não precisa ter medo, não mesmo! Em seu livro célebre – A Grande Magia – Elizabeth Gilbert trata o medo como um amigo necessário, que nos impede de fazer grandes burradas e nos preserva de ciladas, mas o medo nunca pode estar no controle, no volante quem deve estar sempre é a CRIATIVIDADE. A essa altura, você deve estar se perguntando: Tá, mas onde e como uso a criatividade?  Estar aberto à exploração de sua criatividade, sendo ela aplicada em seu espírito empreendedor ou em seu cotidiano durante seus momentos de lazer e ócio, a criatividade é algo bem vindo em todas as áreas de nossa vida. Afinal, abrir seu universo criativo pode significar deixar crescer uma existência encantada, interessante e apaixonada.

Embora os caminhos e os resultados da vida criativa variem muito de pessoa para pessoa, uma coisa eu garanto: a vida criativa é uma vida mais ampla, é uma vida maior, mais feliz e muito mais interessante. Viver dessa maneira contínua e obstinadamente trazendo à tona as jóias escondidas dentro de você – é uma arte em si.” – Elizabeth Gilbert

#1º Passo: Estarmos Atentos à Inspiração

O que isso quer dizer? Simples. A inspiração vai se esforçar ao máximo para trabalhar com você, mas para isso você deve estar disponível ou ela vai procurar outro humano para colaborar. Exemplos? Posso apostar que já abriu uma revista ou sua timeline e descobre que outra pessoa escreveu seu livro, fez seu vídeo ou abriu um negócio exatamente como você planejava. São muitas as situações que você pode ter se irritado, como se outro tivesse roubado sua ideia. Na verdade, os exemplos citados foram postos em prática por outros seres humanos que estavam disponíveis à inspiração. 

#2º Passo: O Medo de Não Ser Original

Não confunda originalidade com autenticidade. Originalidade é estressante, estar o tempo todo tentando criar algo não visto antes, pode te deixar louco(a). A autenticidade é uma ressonância singela com impulsos criativos, que consegue dentro de nosso hardware preenchido com inúmeras referências, criar algo incrível e autêntico. Quando você põe a própria expressão e a própria paixão em uma ideia, essa ideia se torna sua.

Faça aquilo que o estimula. Siga suas fascinações, obsessões e compulsões. Confie nelas. Crie aquilo que faz seu coração bater mais forte.”  – Elizabeth Gilbert

#3º Passo: A Jogada do Malandro

Fuja do vício do sofrimento criativo. Você não precisa sofrer para criar algo relevante. Sua jornada não tem de ser dolorosa e excruciante como a de um mártir. Qual a diferença? A energia do mártir é sombria, machista, hierárquica, fundamentalista, intransigente e rígida. A energia do malandro acredita que tudo vai dar certo, o mártir é capaz de morrer por seu propósito. O malandro é um otimista. Levar a vida com mais leveza é a chave para passar por tudo sem maiores problemas. Elizabeth Gilbert nos conta que: “nem sempre o que produzimos é sagrado só porque acreditamos que seja. O que de fato é sagrado é o tempo que passamos trabalhando no projeto, a maneira como esse tempo amplia nossa imaginação e como essa imaginação ampliada transforma nossa vida.” Ok, falamos sobre dicas bacanas que te ajudam a ampliar o universo mágico da coragem para se abrir à sua intuição e inspiração. Agora, vamos à parte mais prática do processo, com atividades que com certeza podem ajudar você a soltar a magia criativa de vez. Nesta segunda parte, vamos passear pelo livro da incrível Tina Seeling Regras para a Criatividade. Para Tina, a criatividade tem um relacionamento íntimo com o empreendedorismo. Toda vez que falamos neste texto sobre empreender, está relacionado a qualquer tipo de projeto – pessoal ou profissional. Imaginação gera Criatividade, Criatividade gera Inovação e Inovação gera Empreendedorismo. Este é o ciclo da invenção que nos ajuda a desbloquear a criatividade. Vou apontar alguns itens do ciclo para te ajudar a visualizar suas potencialidades.

# 4º Passo: Liberando a Imaginação e Identificando Oportunidades

Para liberar o seu animal feroz da imaginação é necessário ENGAJAMENTO. Demanda imersão ativa, um completo envolvimento que revela insights e oportunidades que à princípio parecem escondidas. Pesquisar profundamente sobre o tema que você escolheu e tudo relacionado à ele, sem preconceitos, pode abrir portas incríveis para ideias maravilhosas. O engajamento é chave mestra que abre várias portas.

TAREFA

Passe uma hora em silêncio observando um lugar qualquer. Pode ser um café, escritório, sala, cozinha, parque ou uma árvore você escolhe. Faça o maior número possível de observações. Pense no impacto delas e identifique todas as oportunidades de melhorias que puder. Sem cobrança, com leveza e sem preconceitos. Se engaje e observe as ideias incríveis que vão surgir.

# 5º Passo: Descubra sua Motivação

O que realmente te motiva? Nossas motivações influenciam tudo o que fazemos, mas nem sempre são óbvias e nosso comportamento pode parecer confuso até para nós mesmos. Você já não se pegou fazendo cara de paisagem quando alguém te perguntou o que te faz acordar todos os dias? Pois é… Colocar no papel nos ajuda a visualizar com clareza nossos pensamentos.

TAREFA:

Preencha a matriz da Paixão-Confiança com as atividades de sua vida que se encaixam nos quadrantes. Depois peça para 2 ou 3 amigos / familiares que lhe conhecem bem para que preencham a matriz sobre você. Discuta o motivo de ter colocado cada item nos quadrantes e se existem maneiras de mover alguns deles para o quadrante superior direito (ALTA CONFIANÇA – ALTA PAIXÃO) Estude com cuidado suas alternativas pois esta matriz pode ser a chave para uma porta de oportunidades.

#6º Passo: Persistência

Um dia bom é quando entramos e saímos ouvindo o que queríamos ouvir. Um dia excelente é quando saímos ouvindo o que nem sabíamos que queríamos.” – Josh Croban

Durante suas jornadas, empreendedores de sucesso traçam um padrão comum. Todos sabem como dar passos desafiadores mas também passos pequenos, porém importantes. Com o passar do tempo adquirem experiências e os recursos acumulados, somados à autoconfiança adquirida, resultam em objetivos alinhados às habilidades. Quem se joga no mundo sem calcular as passadas pode dar pequenos passos pouco arriscados mas que não levam muito longe; ou dar passos gigantes, maiores do que a própria capacidade e acabar tropeçando. O grande e espetacular segredo é descobrir o tamanho perfeito de seu passo, desafiador o suficiente para manter o interesse mas sem exagero para que o tombo não te machuque a ponto de não conseguir levantar. A persistência é indispensável para dar vida às ideias. Definição de metas, foco e garra são ferramentas que ajudam no processo mas sozinhas não seguem adiante. Durante a jornada você precisa cuidar de si física e mentalmente, para renovar suas energias e alcançar seus objetivos.

Cada dia é um passo em direção ao seu objetivo, e as escolhas que você faz hoje determinam as oportunidades que terá amanhã.” – Tina Seelig

TAREFA

Escolha fazer algo que vai exigir de você mais esforço do que o habitual, algo que encare como um problema e que pareça complicado à primeira vista. Execute estas tarefas, conclua e reflita.  Os resultados foram como você esperava?  Conseguiu dar conta?  Como se sente? Algo despertou alegria em você? Existem milhares de falsos gurus por aí prometendo “a grande revelação” para o sucesso. Não caia nessa. A fórmula de um pode não ser exatamente o que funciona para o outro. Por isso não faça tudo o que leu aqui tal qual escrevi, reescreva do seu jeito. Leia, absorva e faça do seu jeito autêntico e pronto para possíveis mudanças. Vou deixar com você um último insight, de autoria do incrível escritor Austin Kleon, em seu livro Roube como um Artista: “Escolha o que deixar de fora.” Isso mesmo que você leu. Vivemos uma era de abundância e sobrecarga de informação. Muitas vezes o excesso de possibilidades é paralisante e estar sem um bote salva vidas em um oceano de opções é de congelar de medo. Por isso impor restrições pode ser uma maneira de superar bloqueios criativos. Em muitas situações, a limitação é libertadora. Quer exemplos? Pintar um quadro com uma cor só. Fazer um filme com seu celular. Criar uma roupa com materiais de descarte. Desenvolver uma solução para surfistas amputados. Entende como as limitações podem facilitar?  Não crie dificuldades para o que pode ser feito com o tempo, espaço e materiais que você tem agora.

Criatividade não é apenas o que escolhemos usar, são as coisas que escolhemos deixar de fora.” – Austin Kleon

E tem mais. Para dar o primeiro passo para o seu mundo mais criativo e empreendedor, na marcha pelo progresso que sonhamos em 2021, esqueça essa parte de largar o seu ganha-pão para viver o sonho; ser criativo é criar soluções não problemas, ok? Faça isso quando estiver pronto e não durante um surto de independência.  Reflita este texto. Leia os livros que me inspiraram a escrevê-lo. Descubra aos poucos sempre com passos firmes, qual o seu ritmo e planeje sua grande volta por cima, sem arriscar ficar sem grana para o aluguel pois ser criativo com as contas atrasadas não é fácil. Caso já tenha chutado o pau da barraca ou esteja em uma situação financeira preocupante, fica meu derradeiro conselho: aproxime-se de pessoas que exijam mais de você, pessoas inspiradoras e que podem te ensinar como sair dessa situação. Ter por perto pessoas que te inspiram a crescer é mais uma chave para a virada de 2021. Te desejo toda a vontade do mundo!

Ilustração da capa: Smitesh Mistry

Taggeado em:

Ana Penso

Ana Penso é designer autoral, professora e especialista em educação moderna com ênfase em ensino digital. Apaixonada por ensinar e fazer conexões, acredita no poder de mudança do ser humano através da cultura, da educação e do design.

Ver todos os artigos