Novo material elimina a necessidade de motores ou atuadores em futuros robôs e outros dispositivos


03 jul 2018

Pesquisadores da Universidade de Hong Kong criaram um material inovador, bem leve, que poderá substituir motores e atuadores, normalmente volumosos e pesados que ficam ​​em robôs, dispositivos médicos, membros protéticos, exoesqueletos, micro-robôs e outros tipos de dispositivos.

Segundo os pesquisadores, o novo material de atuação – hidróxido oxi-hidróxido de níquel – pode ser acionado instantaneamente e alimentado via wireless por luz visível de baixa intensidade ou eletricidade em intensidade relativamente baixa. Esse material pode exercer uma força de até 3.000 vezes o seu próprio peso – produzindo tensão e velocidade comparáveis ​​aos músculos esqueléticos dos mamíferos.

“Mini braço” composto de duas dobradiças de material de hidróxido e oxi-hidróxido de níquel (esquerda) pode levantar um objeto 50 vezes o seu próprio peso quando acionado (à direita) por luz ou eletricidade. (crédito: Universidade de Hong Kong)

 

O material também responde às mudanças de calor e de umidade, o que permite que máquinas autônomas aproveitem mudanças sutis de energia no ambiente que se encontram.

O principal componente é o níquel, portanto, o custo do material é baixo e a fabricação usa um processo de simples de eletrodeposição, permitindo escalonar em produção industrial.

O desenvolvimento de materiais de atuação foi apontado como o principal e maior desafio no paper “The grand challenges of Science Robotics” para ser possível “enraizar profundamente na Ciência a pesquisa em robótica enquanto se desenvolve plataformas robóticas que possibilitarão novas descobertas científicas”.

Fontes: Universidade de Hong Kong e Science Robotics

Imagem da capa: Professor Alfonso Ngan e Dr. Kwan Kin-wa. Crédito: @The University of Hong Kong

Deixe seus comentários abaixo


Redação O Futuro das Coisas
Redação O Futuro das Coisas

O Futuro das Coisas é dedicado a trazer conteúdo exclusivo em inovação, tecnologia, educação e medicina numa linguagem divertida e acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This