Projeção da População Mundial pelo Nível Educacional até 2100


03 jun 2016

Até o ano 2100, nosso mundo será habitado cada vez mais por pessoas que tiveram educação.

Até o final deste século o número de pessoas com ensino secundário ou superior vai chegar a 7 bilhões!

Essa é uma das conclusões do Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), uma instituição de pesquisa austríaca, altamente respeitada. Para se ter uma noção, as projeções populacionais do IIASA são as mais citadas em trabalhos das Nações Unidas.

Curiosamente, a projeção média que eles consideram mais provável tem um contraste gritante com a projeção da ONU.

Enquanto a ONU prevê que a população mundial irá crescer de forma contínua ao longo do século 21, o cenário (mais provável) do IIASA é que a população mundial irá aumentar para 9,4 bilhões em 2070, mas, em seguida, começa um lento declínio para menos de 9 bilhões até o final de o século.

Por que ocorre esse declínio?

Os pesquisadores do IIASA explicam que existem diferenças metodológicas importantes entre as suas projeções e as da ONU.

Enquanto a ONU usa projeções probabilísticas populacionais para fixar as populações de cada país ao longo do século 21, aplicando essa mesma metodologia estatística para todos os países, os pesquisadores do IIASA, em contrapartida, têm uma abordagem específica para cada país, a qual leva em conta o conhecimento de especialistas sobre cada país separadamente.

Outra diferença importante da projeção do IIASA é que eles levam em conta o nível de educação da população. Como mostrado no gráfico abaixo, há uma forte ligação entre educação e fertilidade – as mulheres mais educadas têm menos filhos. Esta correlação é levada em conta no modelo do IIASA e contribui para que a sua projeção da população mundial total seja muito menor ao longo do século 21.

Essa separação por nível de ensino é especialmente interessante: mostra que nosso mundo terá cada vez mais pessoas educadas. Nesse gráfico você pode ver que em 1970 havia apenas cerca de 700 milhões de pessoas no mundo que tiveram o ensino secundário ou superior. Até 2100, esse número terá aumentado 10 vezes e vai chegar a 7 bilhões de pessoas!

Deixe seus comentários abaixo


Redação O Futuro das Coisas
Redação O Futuro das Coisas

O Futuro das Coisas é dedicado a trazer conteúdo exclusivo em inovação, tecnologia, educação e medicina numa linguagem divertida e acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This