Gigante Parthenon irá converter as ondas do mar em energia renovável


14 dez 2015

Os oceanos podem nos proporcionar uma fonte abundante de energia renovável. Porém, devido à falta de tecnologias adequadas, infelizmente esse recurso não é bem aproveitado.

O site da Inhabitat divulgou que designers se inspiraram na arquitetura grega para criar uma inovadora forma de capturar a energia das ondas do mar, convertendo-as em energia elétrica.

A empresa Waterstudio, do holandês Koen Olthuis, projetou um imenso paredão, que se assemelha a estrutura de colunas do antigo templo na Grécia. Por isso o nome The Parthenon.

“The Parthenon se assemelha a estrutura de colunas do antigo templo grego, mas os mergulhadores o verão como uma parte da cidade submersa de Atlântida.” (Waterstudio)

 

O gigante quebra-mar flutuante reduz a intensidade das ondas quebradas no porto, ao mesmo tempo, capturando a energia produzida durante o processo.

Parthenon-Blue-energy-floating-sea-wall-waterstudio-1-889x506

A imagem ilustrativa mostra o The Parthenon no Rio Hudson, nos Estados Unidos (Waterstudio).

 

Há várias colunas maciças, contendo cilindros de 3 pés que rodam no sentido horário e anti-horário, a baixas velocidades. As ondas que entram giram os cilindros e, como resultado, a energia é criada. Esta energia é então capturada e armazenada dentro de uma caixa de concreto, situada na plataforma flutuante. Os cilindros enchem-se de água, para uma maior estabilidade estrutural.

Parthenon-Blue-energy-floating-sea-wall-waterstudio-4-889x481

 

Parthenon-Blue-energy-floating-sea-wall-waterstudio-5-889x468

A parede precisa ser ancorada no rio ou no leito marinho. Segundo os desenvolvedores, a estrutura também pode atuar como um espaço verde, para o plantio de árvores e arbustos. Pode até mesmo ser transformado num agradável boulevard público.

 

Via: Inhabitat

Deixe seus comentários abaixo


Redação O Futuro das Coisas
Redação O Futuro das Coisas

O Futuro das Coisas é dedicado a trazer conteúdo exclusivo em inovação, tecnologia, educação e medicina numa linguagem divertida e acessível.