Algo que talvez poucas pessoas tenham pensado é que os carros autônomos vão permitir que os deficientes visuais finalmente possam dirigir.

A gigante automobilística Toyota, no entanto, quer facilitar a vida dessas pessoas antes mesmo delas algum dia experimentarem a sensação de conduzir um veículo.

Projeto Blaid da montadora está desenvolvendo um dispositivo wearable, projetado para ser usado em volta do pescoço, e que transmite informações para o usuário através de sinais de áudio e de vibração facilitando a sua mobilidade.

O dispositivo não tem a intenção de substituir recursos de apoio como bengalas, cães-guias ou dispositivos de GPS. Em vez disso, o dispositivo Blaid pretende complementá-los, dando ao usuário mais informações sobre o ambiente ao seu redor.

Blaid 7

O dispositivo Blaid foi projetado para ser usado em volta do pescoço, (Crédito: Toyota)

 

Com câmeras embutidas, o dispositivo pode detectar o que acontece ao redor e “reconhecer” lugares como banheiros, sinalizações (entrada, saída, etc), escadas rolantes, escadas e portas. Os usuários podem pedir a localização de características específicas através de botões ou controle de voz, com a informação comunicada através de áudio ou vibrações.

“O nosso objetivo é promover uma sociedade que tenha mobilidade, ajudando todas as pessoas a se moverem, crescerem e explorarem um mundo seguro, confortável e limpo.”- Akio Toyoda, Presidente e CEO da Toyota

 

Nesta atual fase, a equipe desenvolvedora da Toyota está pedindo aos funcionários que enviem vídeos de lugares e objetos comuns para ajudá-los a ensinar o dispositivo a reconhecer esses marcos. No entanto, a equipe também pretende integrar no dispositivo recursos de mapeamento, identificação de objetos e tecnologias de reconhecimento facial.

Doug Moore, Gerente de Parcerias em Robótica na Toyota, acredita que a empresa tem um papel a cumprir em relação aos desafios de mobilidade, ajudando pessoas cegas a fazerem mais coisas que hoje não podem e assim, tornando a vida delas mais rica.

Veja no vídeo abaixo como é o protótipo do dispositivo Blaid. Em breve entrará em fase de beta-teste.

Fonte: Toyota

O Futuro das Coisas

Somos um ecossistema de futuros e inovação que atua para desenvolver pessoas, times e lideranças, por meio de educação e cultura de aprendizagem, conteúdo de impacto e estudos de futuros.

Ver todos os artigos