Projeções para a educação até 2050


09 abr 2016

Qual o futuro da educação?

O site Our World in Data, mostrou as projeções até 2050, a partir de dados produzidos pelo Instituto Internacional de Análise de Sistemas Avançados (IIASA) com sede em Viena.

A pesquisa produzida pelo IIASA é amplamente utilizada por decisores políticos preocupados com as tendências da educação sobre a população.

Nós, do O Futuro das Coisas, reproduzimos a matéria, detalhada a seguir.

Educação para a população mundial até 2050

Os dados sugerem que as taxas de educação devem crescer a medida que o mundo se desenvolve.

No mapa abaixo, veja a projeção das taxas em relação a “nenhuma educação” com base em tendências atuais da educação global, 1970-2050. Você pode arrastar a régua do tempo nas abas DATA e MAP.

Em 2050, apenas cinco países deverão ter uma taxa acima de 20% em relação a “nenhuma educação“: Etiópia (40%), Mali (34%), Níger (36%), Burkina Faso (32%) e Guiné (29%).

Veja a  projeção decrescente para o Brasil em VERDE. Em 1970, a taxa era de 33%. Para 2050 a projeção é que a taxa caia para 2%.

Para ver os mapas em tela cheia clique em ‘Full screen view”, no canto esquerdo inferior.

Projeções da educação da população mundial, hoje até 2050 – HDR (Human development report 2013)

Espera-se que haja um grande aumento na quantidade de pessoas com diplomas (educação terciária ou TERTIARY), enquanto mais pessoas deverão concluir o ensino secundário (SECONDARY).

projeções para a educação

Mundo em desenvolvimento: Brasil e Rússia

Compare a seguir as projeções para o Brasil e Rússia. Embora os dois países sejam considerados economias em desenvolvimento, a Rússia é muito “mais educada” do que o Brasil atualmente.

Enquanto projeta-se que a população brasileira continuará crescendo, a população da Rússia tende a declinar. Em 2050, quase todos os russos deverão ter concluído o ensino secundário.

Para entender a metodologia utilizada nas projeções, veja o link (em Inglês): Our World in Data

Deixe seus comentários abaixo


Redação O Futuro das Coisas
Redação O Futuro das Coisas

O Futuro das Coisas é dedicado a trazer conteúdo exclusivo em inovação, tecnologia, educação e medicina numa linguagem divertida e acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This