5 profissões que irão crescer em 2018


28 jan 2018

O futuro do trabalho será determinado pela inteligência artificial (IA) e pela automação. Essas duas tecnologias vão eliminar alguns empregos, mas também criarão novas oportunidades. Focada no assunto “Futuro do Trabalho”, Erin Winick, editora no MIT Technology Review, listou cinco profissões que terão grande demanda em 2018.

Especialistas em energias renováveis

A indústria energética está em plena transformação, afastando-se do carvão e indo para o gás natural e energias renováveis. Com essa mudança surge a necessidade de mais profissionais. De acordo com o Bureau of Labor Statistics, instaladores de energia solar fotovoltaica e técnicos de turbinas eólicas serão as profissões que terão crescimento mais rápido nos próximos 10 anos: espera-se que cresçam em 100%. As tarefas desempenhadas exigem destreza e mobilidade que robôs ainda estão longe de alcançar, de modo que a automação não será preocupação por algum tempo.

Machine trainers

Treinar um software de inteligência artificial para torná-lo realmente “inteligente” é uma tarefa árdua. Em dezembro, a Google contratou 10.000 pessoas para identificar e excluir conteúdos ofensivos no YouTube e também para treinar sua tecnologia de aprendizado de máquina (machine learning). Esse tipo de trabalho pode até nem ser glamoroso e é algo temporário, mas é crucial na transição para uma força de trabalho mais automatizada.

Especialistas em IA

Praticamente todas as empresas de inteligência artificial estão numa corrida para recrutar profissionais com alto conhecimento sobre o assunto. Com salários anuais que costumam ultrapassar US$ 300.000 (pelo menos nos EUA), estes especialistas são difíceis de encontrar. Em dezembro, durante o maior evento anual em IA – o Neural Information Processing Systems (NIPS) – empresas como DeepMind, Google, Airbnb, JPMorgan e Intel deram festas privadas para atrair esses talentos.

Festa da Intel durante o Neural Information Processing Systems (crédito: @ALEXISCROWELL | Twitter)

 

Videogame streamers

O Twitch, site de game-streaming, hoje possui mais de 25.000 pessoas ganhando dinheiro em sua plataforma, e esse número cresce rapidamente. Com mais de 15 milhões de usuários diários, assistindo jogos na plataforma, a demanda por conteúdo (e por jogadores) sobe rapidamente.

Cuidadores

Trabalhos relacionados aos cuidados com a saúde ainda são difíceis de serem automatizados, pois exigem interação social e o calor humano. O envelhecimento da população aumentará a demanda por assistentes e cuidadores nessa área: o Bureau of Labor Statistics estima que essas ocupações vão crescer para 426.000 e 754.000 trabalhadores nos próximos 10 anos. Apesar da necessidade desses profissionais, muitos desses empregos não são bem remunerados. Isso pode mudar, à medida que a demanda continua a aumentar.

 

Crédito da imagem da capa: MIT Technology Review / Nick Little

Deixe seus comentários abaixo


Redação O Futuro das Coisas
Redação O Futuro das Coisas

O Futuro das Coisas é dedicado a trazer conteúdo exclusivo em inovação, tecnologia, educação e medicina numa linguagem divertida e acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This