MOTOBOT: o primeiro robô humanóide a pilotar uma moto


30 out 2015

A Yamaha apresentou o primeiro robô humanóide que irá pilotar uma moto de forma autônoma, em uma pista a mais de 200 km/h (124 mph).

Apresentado durante o Tokyo Motor Show, nesta quarta-feira (dia 28 de outubro), o robô MOTOBOT é uma fusão da moto da Yamaha YZF-R1M com a tecnologia robótica.

O principal desafio para os engenheiros da Yamaha é fazer com que o robô controle os movimentos complexos de uma motocicleta em alta velocidade. Como ele é construído para montar uma moto sem qualquer modificação, o Motobot precisa ter controle total sobre o acelerador, freio e pedal, embreagem e transmissão. Isso requer sistemas de controle com um alto grau de precisão.

Em um comunicado de imprensa, a Yamaha disse que pretende aplicar a tecnologia e o know-how adquirido neste processo para criar sistemas avançados de segurança para os pilotos, além de usar para explorar novas linhas de negócio.

Novo conceito Motobot da Yamaha

 

Fonte: The 44th Tokyo Motor Show 2015

Deixe seus comentários abaixo


Redação O Futuro das Coisas
Redação O Futuro das Coisas

O Futuro das Coisas é dedicado a trazer conteúdo exclusivo em inovação, tecnologia, educação e medicina numa linguagem divertida e acessível.