“Me dá um Bitcoin aí”


03 mar 2019

Uma história sobre o surgimento do dinheiro, a relação do homem com isso e a ambição do ser humano.

Essa será a narrativa da Imperatriz Leopoldinense nesse Carnaval de 2019, com o tema “Me dá um dinheiro aí”, que irá explorar a relação do homem com o dinheiro, desde a sua invenção até os dias de hoje.

Oito vezes campeã, a escola buscará o título em 2019 com a força da criptomoeda mais famosa do mercado, o Bitcoin, que é mencionado tanto no samba enredo, como faz parte das alegorias que a Verde e Branco levará para a Sapucaí.

O dinheiro é o que move muitas relações, e às vezes é mal utilizado, mal aplicado. Tem crítica, tem humor”, explica Mário Monteiro, co-responsável pela produção do desfile.

Foto: Imperatriz Leopoldinense (Divulgação)

 

O samba enredo também leva o nome “Me da um dinheiro ai”, de autoria de Elymar Santos, e utiliza algumas metáforas e frases para fazer críticas à desigualdade social, à corrupção e à ganância do ser humano, citando alguns termos do mercado financeiro e do próprio dinheiro, quando faz referência ao Bitcoin:

(…) Se é pra poupar, o porquinho pode até ser virtual”, diz a música de autoria de Elymar Santos.

A narrativa abrange vários períodos da história, como a cunhagem das primeiras moedas no antigo reino de Lídia, atual Turquia, no século VII AC, e a emissão do primeiro papel-moeda na China, no século X.

A escola também irá retratar o escambo, primeira relação econômica realizada entre índios e portugueses, a criação da Casa da Moeda da Bahia, o surgimento dos bancos e a desigualdade social e de renda.

A última ala da escola terá uma fantasia chamada “Bitcoin”: “Encerraremos o desfile falando de um futuro já presente através das moedas criptográficas – um sistema de recurso digital projetado para funcionar como um meio de troca”, diz o comunicado da Imperatriz.

Todo valor materializado em nossas moedas, cédulas, cheques e cartões perderá o sentido para um dinheiro virtual? Vamos entender que o dinheiro é apenas uma ideia? O que a moeda virtual fará com nossa sociedade de consumo? Ela será capaz de transformar nossa relação com os conceitos de valor? O futuro nos dirá”, afirma a escola.

Confira abaixo as outras fantasias da Imperatriz Leopoldinense para o Carnaval 2019, assinadas pelos carnavalescos Mário Monteiro e Kaká Monteiro. Os figurinos dão vida ao enredo “Me dá um dinheiro aí”.

Foto: Imperatriz Leopoldinense (Divulgação)

 

Foto: Imperatriz Leopoldinense (Divulgação)

 

Foto: Imperatriz Leopoldinense (Divulgação)

 

Foto: Imperatriz Leopoldinense (Divulgação)

 

Foto: Imperatriz Leopoldinense (Divulgação)

 

A escola desfila neste domingo para segunda, das 02:40 às 03:15, com 3,2 mil componentes.

Imagem da capa: Bitcoin Excange Guide

Deixe seus comentários abaixo


Redação O Futuro das Coisas
Redação O Futuro das Coisas

O Futuro das Coisas é dedicado a trazer conteúdo exclusivo em inovação, tecnologia, educação e medicina numa linguagem divertida e acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *