As pessoas adoram tirar fotos de comidas e postar no Instagram. Elas escolhem os os melhores ângulos, usam filtros e todos os recursos disponíveis para criar uma foto artística e impressionar amigos e seguidores. Uma tentação para quem precisa perder peso.

Agora, imagine saber quantas calorias tem um prato apetitoso apenas olhando pela foto.

Pensando nisso, a equipe de inteligência artificial do Google está desenvolvendo uma tecnologia para quantificar as calorias nas fotos.

Boa notícia para aqueles que apreciam a gastronomia, mas se preocupam com a saúde e a boa forma.

No encontro ocorrido em Boston, no Re-Work Deep Learning Summit, 200 pessoas ficaram por dentro das oportunidades e dos avanços da inteligência artificial  apresentados por 50 palestrantes.

Cientistas, engenheiros, desenvolvedores, empresários e especialistas assistiram a apresentação do cientista-pesquisador do Google, Kevin Murphy e de sua equipe.

Eles apresentaram o projeto Im2Calories. O projeto experimental pode detectar as calorias de uma refeição, analisando os pixels em uma foto.

A nova tecnologia faz uma análise visual, de acordo com a profundidade de cada pixel em uma imagem – com reconhecimento de padrões”, como escreveu Erik Sofge da Popular Science.

O objetivo de fornecer os dados calóricos das fotos para os usuários e seguidores no Instagram não é envergonhá-los publicamente, mas sim de revolucionar a alimentação diária.

Os algoritmos da Im2Calories atualmente só funcionam em fotos de baixa resolução, mas a equipe de Inteligência Artificial do Google planeja expandir a tecnologia para qualquer tipo de foto.

Para Murphy está muito claro que as pessoas realmente querem saber as calorias e que essa tecnologia será realmente útil. “Se o Im2Calories só funciona agora com 30% de sua capacidade, isso já é suficiente para que as pessoas comecem a usá-lo. Vamos coletar dados, e ele vai melhorar com o tempo. Vamos agora começar a juntar informações de várias pessoas e começar a fazer estatísticas”.

1309-63 047 1309-63 Foodie Illustration September 30, 2013 Photo by Jaren Wilkey/BYU © BYU PHOTO 2013 All Rights Reserved photo@byu.edu (801)422-7322

Mesmo que esta tecnologia ainda esteja em seu estágio inicial, Murphy e sua equipe já estão buscando as patentes. Quando os algoritmos estiverem mais refinados, o Google poderá ter a propriedade da tecnologia para que nenhuma outra empresa possa copiar e competir.

Epidemia da obesidade

A epidemia da obesidade já é um problema no Brasil. Nosso país ocupa o 5o lugar no ranking mundial.

pesquisa Global Burden of Disease, revela que o sobrepeso e a obesidade foram responsáveis pela morte de 3,4 milhões de pessoas, em 2010, além de terem causado a redução de 3,9% da expectativa de vida das pessoas.

A contagem de calorias é uma das maneiras mais fáceis de controlar e aplicar abordagens de perda de peso. Isso aliado à uma supervisão nutricional.

Fonte: Medical Daily e The Guardian.

Crédito da imagem: Foodie Illustration – Photo by Jaren Wilkey/© BYU PHOTO 2013

O Futuro das Coisas

Somos um ecossistema de futuros e inovação que atua para desenvolver pessoas, times e lideranças, por meio de educação e cultura de aprendizagem, conteúdo de impacto e estudos de futuros.

Ver todos os artigos