A Inteligência Artificial (IA) veio para ficar e muito pouco pode ser feito para retardar ou parar o seu progresso. Essa tecnologia será responsável pela próxima revolução industrial, causando mudanças em quase todos os mercados. Profissões inteiras desaparecerão. Por outro lado, a IA pode tornar a nossa vida mais fácil, mais produtiva e mais segura.

O mais importante agora, para nós, é que esta nova tecnologia seja cuidadosamente desenvolvida e orientada por pessoas que agreguem valores humanos, tornando-a empática e segura para a humanidade.

Deixando a discussão sobre os riscos e os benefícios para outro momento, listamos abaixo as quatro indústrias que terão, a princípio, impactos profundos com os avanços da IA. 

Transporte

Nos últimos 130 anos, tivemos avanços significativos no setor de transporte. Saímos dos cavalos para os modelos de Henry Ford e depois para carros com tecnologias de ponta.

Porém, os engenheiros automotivos ainda não foram capazes de inventar uma forma de evitar que os carros colidissem uns com os outros, ou com muros e postes, e, muito menos, evitar que pudessem avançar o semáforo vermelho ou fazer ultrapassagens arriscadas em rodovias.

Hoje, a indústria automobilística está desenvolvendo uma série de sistemas de assistência ao motorista usando a Inteligência Artificial. Google, Tesla e Apple estão considerando que os seres humanos estarão mais seguros se os computadores assumirem o comando.

A Tesla recentemente divulgou que começou a distribuir uma atualização para seus carros Model S e Model X que ativa o recurso “Autopilot”: ele assume o comando do volante e dirige por você, mantendo-se na rota, mudando de pista e até estacionando sozinho.

Teste com o Model S autopilot da Tesla

 

A Google já tem uma frota de carros autônomos com mais de 2,5 mil quilômetros rodados nas estradas da Califórnia. Nos últimos seis anos de testes, o RoboCars da Google só foram envolvidos em 11 acidentes pequenos, em que humanos foram os “culpados” todas as vezes.

A Inteligência Artificial irá mudar a face do transporte quando não precisar mais dos motoristas, motoristas de táxi e de caminhão, e também reduzir a necessidade de um carro pessoal.

Medicina

Os computadores já estão fazendo um importante trabalho no diagnóstico de doenças e prescrição de medicamentos. Como exemplo, a IA pode aperfeiçoar o tratamento do câncer de mama.

Ainda não sentimos tanto a presença dos computadores na área de saúde, porque os programas de diagnóstico e de prescrição ainda são executados por seres humanos. No entanto, na próxima década, à medida que a IA avança, já poderemos presenciar os computadores cuidando da nossa saúde.

Startups de saúde também estão apostando que os pacientes poderiam estar mais seguros se um computador estivesse segurando o bisturi.

A Johnson & Johnson fez uma parceria com a Google para criar uma plataforma robótica cirúrgica. Em março, o The Guardian informou que a divisão Life Sciences (Ciências da Vida) da Google está criando robôs que irão ajudar cirurgiões em operações minimamente invasivas, proporcionando aos operadores um maior controle e precisão do que é possível com a mão, minimizando o trauma e danos para o paciente.

Sem dúvida, a IA poderá reduzir o tempo de trabalho do cirurgião ou mesmo tornar a presença dele na sala de cirurgia desnecessária. No vídeo abaixo, a cirurgiã Catherine Mohr revela em palestra no TED Talks, algumas das mais novas ferramentas robóticas que já estão sendo usadas nas cirurgias.

Jogos

A indústria do jogo talvez seja a que mais sofrerá quando os algoritmos começarem a nivelar as probabilidades a favor de jogadores com experiência em tecnologia, em detrimento da casas de apostas.

Hoje, essa indústria é projetada para reduzir as probabilidades de ganhos dos apostadores. Mesmo os jogos que exigem habilidade, como o poker, são projetados para garantir que a casa ganhe na maioria das vezes.

Em breve, casas em Las Vegas e Macau irão ver grandes mudanças em seus modelos de negócios, justamente porque a IA tem o potencial de tornar esses modelos inúteis. A Microsoft já demonstrou como o seu motor de IA Bing Predicts pode bater as probabilidades de Las Vegas prevendo os vencedores a uma semana da temporada da NFL.

robotpoker-640x353
Bing Predicts

 

A Inteligência Artificial vai predominar, a medida que os jogadores se voltem para jogos de azar online.

Serviços de Assistente Pessoais

Assistentes pessoais, assessores e secretários realizam um trabalho necessário para garantir o cumprimento dos compromissos das pessoas com agendas lotadas. APs agendam reuniões, atendem chamadas, lembram de aniversários, organizam viagens entre muitas outras coisas.

Agora, a IA pode fazer um trabalho melhor com as assistentes pessoais virtuais e a um custo mais acessível para as pessoas.

A tecnologia levou assistentes pessoais digitais para um novo nível quando a Apple introduziu a Siri no iPhone. Qualquer pessoa com um iPhone pode contar com a ajuda da Siri para uma série de coisas. A Google também tem uma assistente chamada Now on Tap, e a Cortana, da Microsoft está recebendo elogios.

Uma aliada

Os seres humanos, por natureza, irão adotar mudanças que tornem sua vida mais fácil. A Inteligência Artificial pode ser uma aliada, uma ferramenta útil para todos nós se for desenvolvida adequadamente. Se você quiser entender um pouco mais sobre como a Inteligência Artificial pode ser criada para nos ajudar, clique aqui.

 

O Futuro das Coisas

Somos um ecossistema de futuros e inovação que atua para desenvolver pessoas, times e lideranças, por meio de educação e cultura de aprendizagem, conteúdo de impacto e estudos de futuros.

Ver todos os artigos