Como será o mundo completamente automatizado e robotizado? Como nossas vidas serão impactadas?
Apesar de estarmos à beira do que pode ser uma revolução tecnológica com o avanço da automação e da inteligência artificial, é difícil prever o que o futuro nos reserva.
A tecnologia pode complementar a nossa vida. Mas, também, pode mudar indústrias e profissões.
As máquinas poderão acabar com 50% dos postos de trabalho nos próximos 30 anos, de acordo com cientistas. Embora não possamos prever bem como será esse futuro, podemos imaginar um mundo com bem menos empregos.
O The Guardian publicou essa semana, um vídeo (assista abaixo) que nos dá um vislumbre de como seria esse mundo. O vídeo, produzido pelo estúdio londrino Moth Collective, mostra Alice, a última pessoa a ter um emprego reconhecido na Terra, tentando dar sentido ao seu papel nesse mundo automatizado.
Na animação “The Last Job on Earth” (O Último Emprego na Terra), enquanto Alice escova os dentes de manhã, lê as notícias no espelho do seu banheiro. Em seguida, sensores embutidos no espelho avaliam a sua saúde e detectam que ela pode ficar doente ao longo do dia. Preocupada, antes de ir ao trabalho, passa por um centro médico onde faz o escaneamento total do seu corpo, confirmando a infecção. Tudo isso, sem nenhum médico por perto. Ao final do exame, a máquina de scanner que deveria imprimir o medicamento customizado pra ela, simplesmente trava. Ela dá umas batidas, mas nada do medicamento sair. Dá pra imaginar o seu pensamento: “será que tem alguma pessoa que pode me ajudar?”
No caminho ao trabalho, Alice observa pessoas necessitadas e desocupadas na rua, um reflexo sombrio do desemprego. Ao chegar na empresa que trabalha, vai direto para sua sala e liga o computador… e então, ela recebe a derradeira notícia.
Confira agora como seria esse dia no futuro:
Vídeo: The Last Job On Earth (Guardian Animations)
Muito bom, a pergunta é: será que o homem vai perder o sentido de existir, como ficará????
Uma “Distopia” ou “Utopia”?
A verdade é que isso não esta muito longe de acontecer por inteiro. Um paraíso na teoria, mas na prática tudo é meio “Android” e sem o trabalho clássico, fazendo com que o homem “Raça Humana” se distancie cada vez mais do calor e atividade realmente humana. Interessantíssimo.
Será que esses 12 milhões de desempregados atualmente já não é um reflexo das novas tecnologias? será que eles estão realmente fazendo falta nas empresas?
É realmente um vídeo interessante, que nos leva a refletir. Que impactos de valores e psicológicos sofreria a humanidade, se literalmente o mundo se tornasse robotizado. Será que os aspectos positivos sobresairia-se aos negativos? Tudo seria mais prático, mas será que, seria melhor? Sou fã dos avanços tecnológicos, porem, tenho receio da substituição ao invés da complementação.
O vídeo é interessante, mas as máquinas não precisaram de humanos para seus desenhos e construção?!
Vídeo impactante, acredito que os 12.000 desempregados já é um reflexo dessa tecnologia.O ser humano caminha cada vez mais para essa nova tecnologia, deixando de lado o dialogo e o calor humano.
Como seria o mundo sem as tecnologias? Qual o sentido da existência dessas se não implicar em melhorias na vida do homem?
As tecnologias por mais avançadas que sejam, inexistiriam sem a presença humana, então o homem que a produz, tem também o dever de conduzi-la, não sobrepondo as condições de saúde, emprego, habitação…
Hoje, por exemplo, temos muitas críticas às tecnologias por considerar que acelera um processo de desumanização, de robotização do homem, de desemprego em massa, mas será que as causas dessas “endemias” não provêm [também] das próprias condições/relações humanas?