Uma antiga linha ferroviária de Singapura receberá um corredor verde de 24 quilômetros de extensão, aberto para pedestres e ciclistas.

O Lines of Life (Linhas da Vida), como é chamado o projeto, quer tornar esse espaço público inspirador, acessível, confortável, memorável e eco-amigável. Pretende também integrar as comunidades dos dois lados “da linha”, atuando como um catalisador para o desenvolvimento dessas comunidades e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Graças ao sucesso do High Line de Nova York, este tipo de renovação urbana está em voga no momento, como visto em projetos semelhantes em Chicago, Sydney, e outros lugares.

Cingapura 3

O Lines of Life será um hub com paisagismo exuberante para eco-atividades (como acampamento) e atividades educacionais. Haverá uma torre para que as pessoas tenham uma vista panorâmica da Reserva Natural de Bukit Timah. (Imagem © Nikken Sekkei).

 

Só que o Lines of Life atravessa um país inteiro (embora seja um país pequeno). Para você ter uma noção de tamanho, a High Line de Nova York mede 2,33 Km, enquanto que esse irá medir 24 km.

Cingapura 2

O corredor verde atravessará o país inteiro. (Imagem © Nikken Sekkei).

 

A Nikken Sekkei, empresa japonesa que ganhou a concorrência internacional para realizar o projeto, em colaboração com a Tierra Projeto e Arup Singapore, ambas empresas locais, desenvolveu o masterplan inicial focando nas trilhas, ciclovias e espaços verdes.

Cingapura 1

O Station Garden acomoda café e espaços para eventos maiores, como o Green Corridor Run. (Imagem © Nikken Sekkei)

 

Cerca de 21 plataformas modulares serão instaladas ao longo de todo o corredor, com banheiros, instalações de aluguel de bicicletas, pontos de descanso, e chuveiros. O corredor também contará com 122 pontos de acesso, ligando-o às principais vias e atrações.

O Lines for Life irá promover atividades ao ar livre, incluindo camping e um programa educacional eco-temático. Uma torre de vigilância será instalada para oferecer aos visitantes uma vista panorâmica da Reserva Natural de Bukit Timah de Cingapura. A praça será construída com espaço para eventos, cinema ao ar livre e exercícios. Edifícios históricos, como a estação ferroviária Tanjong Pagar serão preservados.

Cingapura 4

21 plataformas modulares ao longo de todo o Corredor com banheiros, chuveiros, pontos de descanso, pontos de água e instalações de ciclismo. (Imagem © Nikken Sekkei)

 

Para iniciar os trabalhos, a Nikken Sekkei irá revisar todo o projeto e proceder o estudo de viabilidade dos primeiros 4 km do corredor.

Fonte: Nikken Sekkei via Arch Daily

 

O Futuro das Coisas

Somos um ecossistema de futuros e inovação que atua para desenvolver pessoas, times e lideranças, por meio de educação e cultura de aprendizagem, conteúdo de impacto e estudos de futuros.

Ver todos os artigos