Se a medicina conseguisse encontrar uma forma de retardar o processo de envelhecimento, essa certamente seria a descoberta médica mais importante da nossa era.
Essa busca pela fonte da juventude remonta aos antigos gregos. Na mitologia, a fonte daria a imortalidade para quem bebesse da sua água.
Agora, um novo estudo publicado na revista Oncotarget pode ter descoberto um fator importante: os extratos de plantas que contêm os seis melhores grupos de moléculas antienvelhecimento já vistos até agora.
Essa descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Concordia que vasculharam a extensa biblioteca biológica do IDUNN Technologies, realizando mais de 10.000 testes para triagem de extratos de plantas que aumentassem o tempo de vida de uma levedura.
De uma levedura?
Sim, no nível celular, o envelhecimento dos seres humanos e de uma levedura, progride de forma semelhante.
Em ambos, o ritmo é definido por um conjunto distinto de reações químicas dispostas em várias “vias de sinalização” que regulam a taxa do envelhecimento.
Portanto, a levedura é o melhor modelo celular para entender como o processo antienvelhecimento ocorre.
Quais são eles
No total, foram encontrados seis novos grupos de moléculas que desaceleram o envelhecimento cronológico das leveduras, explicou Vladimir Titorenko, autor sênior do estudo e professor do Departamento de Biologia da Concordia.
Eles identificaram que seis extratos vegetais podem retardar o envelhecimento, afetando diferentes vias de sinalização que definem esse ritmo. São estes:
1- Cimicifuga racemosa, conhecido como cohosh preto
2- Valeriana officinalis L., conhecida como valeriana
3- Passiflora incarnata L., conhecida como flor-da-paixão
4- Ginkgo biloba, conhecida como folha de ginko
5- Apium graveolens L., conhecida como semente de aipo
6- Salix alba, conhecido como salgueiro branco.
Salix Alba – salgueiro branco – é o mais potente de todos.
De todos eles, a casca do salgueiro é o mais potente até agora descrito na literatura científica. E ele já era usado na época de Hipócrates para aliviar a dor e febre!
O estudo mostrou que ele aumenta o tempo cronológico de vida da levedura, média e máxima, por 475% e 369%, respectivamente.
Isto representa um efeito muito maior do que a rapamicina e a metformina, os dois melhores fármacos conhecidos pelos seus efeitos antienvelhecimento.
Caminhos pró e antienvelhecimento
Titorenko explica que algumas “vias de sinalização” retardam o envelhecimento se ativado em resposta a determinados nutrientes ou hormônios. Esses caminhos são chamados de “antienvelhecimento” ou “pró-longevidade”.
Outras vias de sinalização aceleram o envelhecimento se ativadas em resposta a outros tipos de nutrientes ou hormônios. Estas vias são chamadas de “pró-envelhecimento” ou “pró-morte”.
Cada um dos seis extratos de plantas mira em diferentes vias de sinalização antienvelhecimento ou pró-envelhecimento.
O estudo revelou várias características destes seis extratos como ferramentas potenciais para desacelerar sintomas crônicos e doenças da velhice:
– Eles imitam os efeitos de retardo do envelhecimento das dietas de restrição calórica.
– Eles retardam o envelhecimento da levedura, provocando uma resposta ao estresse.
– Elas estendem a longevidade da levedura de forma mais eficiente do que qualquer outro composto químico já descrito com essa finalidade.
– Eles retardam o envelhecimento através de vias de sinalização que estão implicadas no aparecimento de doenças com o avanço da idade.
– Um deles retarda o envelhecimento através de um percurso desconhecido.
– Eles estendem a longevidade e retardam o aparecimento de doenças relacionadas à velhice em outros organismos afora a levedura.
O Health Canada classifica os seis extratos vegetais como seguros para o consumo humano, e recomenda cinco deles como suplementos que melhoram a saúde com benefícios clinicamente comprovados.
No entanto, mais pesquisas devem ser feitas. Por isso o IDUNN Technologies está colaborando com mais quatro universidades em seis programas de pesquisas além da levedura.
Essa descoberta tem importantes implicações não só para retardar o processo de envelhecimento, mas também para prevenir determinadas doenças associadas a esse processo, como o câncer.