O Dalí Museum em St. Petersburg, na Flórida, preparou uma nova experiência em Realidade Virtual para que os visitantes contemplem as obras de Salvador Dalí de uma maneira imersiva e inédita.
Com a ajuda da agência Goodby Silverstein & Partners, o espaço inaugura a exposição nesse sábado (23) com o objetivo de mostrar o relacionamento entre Salvador Dalí e Walt Disney.
A experiência, chamada de Dreams of Dalí, e baseada em Reminiscência Arqueológica de ‘Angelus’ de Millet (1935) permitirá que os visitantes entrem no universo da pintura e explorem o mundo surrealista do mestre espanhol.
Veja o trailer “Dreams of Dalí” para ter um leve gostinho da imersão que a realidade virtual pode dar.
O público poderá explorar os elementos na pintura de Dalí, sendo que a experiência em RV também inclui elementos de outras obras da coleção fixa do museu, como O Desmame de Mobiliário-Nutrição (1934), Telefone Lagosta (1936) e O Primeiro Retrato Cilíndrico Cromo-Holográfico do Cérebro de Alice Cooper (1973).
Sam Luchini e Roger Baran, diretores de criação da Goodby Silverstein, informaram que a ideia surgiu há mais de um ano, depois que testaram pela primeira vez o Oculus Rift e perceberam o potencial para usá-lo nos trabalhos de Dalí. Logo depois, eles apresentaram a ideia ao pessoal do museu, os quais perceberam que esta exposição seria uma boa oportunidade para fazer uma experiência em Realidade Virtual.
(Crédito: Fast Company)
O próximo passo foi decidir como mostrar o trabalho de Dali em uma experiência RV. Assim, Luchini e Baran se debruçaram sobre a coleção do Museu e escolheram a “Reminiscência Arqueológica de ‘Angelus’ de Millet”. “Nós ficamos imaginando como seria uma pequena formiga olhando para aquelas torres enormes”.
O objetivo deles era dar um vislumbre da imaginação de Dali e o desafio era fazer algo digno do artista usando a tecnologia RV.