O mundo vai ficar cada vez melhor!
Essa afirmação contraria as notícias negativas que assistimos diariamente e que fazem acreditar que o mundo é um lugar cada vez mais difícil para se viver.
No palco do TED, Peter Diamandis não nega que temos problemas, mas defende o otimismo. Ele acredita que o homem irá criar meios de resolver os desafios que pairam sobre nós.
Segundo Diamandis tivemos nos últimos cem anos um enorme progresso: a expectativa de vida humana mais que duplicou, a renda per capita média ajustada à inflação triplicou ao redor do mundo e a mortalidade infantil caiu cerca de 10 vezes. Além disso, o custo do alimento, eletricidade, transporte e comunicação caiu de 10 a 1.000 vezes e o alfabetismo global passou de 25% para 80% nos últimos 130 anos.
A base dessa evolução foi a tecnologia e seu crescimento exponencial. Cada dia mais eficazes, baratas e acessíveis, as ferramentas tecnológicas se tornaram armas poderosas para alavancar ainda mais esse progresso e criar, nas próximas três décadas, um mundo de abundância..
Computação em nuvem, sensores e redes, robótica, impressão em 3D, biologia sintética, combustíveis, vacinas e alimentos, medicina digital, nanomateriais e I.A são alguns dos exemplos citados por ele.
Diamandis frisa: “Quando penso em criar abundância, não se trata de criar uma vida de luxo para as pessoas; se trata de criar uma vida de possibilidades. Se trata de pegar aquilo que era escasso, e torná-lo abundante. A tecnologia é uma força liberadora de recursos.”
Assista abaixo à palestra com legenda em Português: