Carros, casas, equipamentos, coisas antes inacessíveis por causa do preço, agora podem ser compradas por uma fração do preço.
Coisas que levavam meses para serem produzidas (ou que não poderiam ser fabricadas) podem levar dias ou apenas algumas horas para se materializarem.
A tecnologia de impressão 3D surgiu em 1984, mas só está começando. Ela tem um potencial imenso para causar uma disruptura em diversas indústrias.
Atualmente é possível imprimir em 3D cerca de 300 materiais diferentes, variando de titânio a chocolate.
Podemos ter impressão 3D coloridas.
Podemos imprimir em 3D materiais mistos – uma única impressão pode combinar por exemplo, metal, plástico e borracha.
Complexidade gratuita
Imagine o seguinte: se você tivesse que imprimir em 3D um bloco sólido de titânio ou um bloco igual com milhares de componentes, o tempo e o custo das duas impressões seria quase o mesmo.
Não há nenhum custo adicional. A complexidade e a personalização é gratuita!
Vamos agora ver algumas três coisas interessantes que estão sendo impressas em 3D.
Motores a Jato
A GE mostrou recentemente a impressão completa em 3D de um motor a jato capaz de atingir 33.000 RPM.
Há 30 anos a impressão 3D é utilizada para produzir peças de protótipos. Com os avanços na tecnologia à laser e na tecnologia de impressão, a GE conseguiu imprimir em 3D um produto completo.
A chefe de pesquisas da Universidade de Monash na Austrália, Wu Xinhua, explicou porquê os motores a jato impressos em 3D são imbatíveis.
Ela observa que devido à sua complexidade, estes motores podem levar de 6 a 24 meses para serem fabricados. Com a impressão em 3D, o tempo é reduzido de 1 a 2 semanas.
Carros
No Brasil, o preço dos carros é muito alto quando comparado a de outros países.
Por causa dos impostos, o brasileiro paga por um Fiat Uno, em dólares, o que um europeu precisa para comprar um Honda Civic.
Agora, o que aconteceria se os carros fossem impressos em 3D?
Certamente os preços seriam reduzidos.
Vamos pegar o exemplo da Local Motors. A empresa construiu um carro impresso em 3D chamado de Strati.
O carro, feito de plástico ABS reforçado com fibra de carbono é integrado em uma única peça de material impresso. Isso inclui o chassis, o corpo exterior, e algumas características interiores.
Com essa tecnologia, eles conseguiram chegar a um custo de US$ 15.000.
Atualmente, o Strati leva 44 horas para ser impresso. Porém, a equipe da Local Motors planeja cortar o processo de impressão para menos de 24 horas.
Produzir um carro com um novo design sempre foi caro e demorado. Com a impressão 3D, uma vez que o carro tenha sido projetado no computador, basta literalmente clicar para imprimir.
Casas
O déficit habitacional no Brasil é de 5,2 milhões de moradias. Programas governamentais vêm reduzindo esse déficit. Mas, e se fosse utilizada a impressão 3D de casas para acelerar a entrega de novas moradias?
Na China, uma empresa chamada WinSun Decoration Design Engineering imprimiu em 3D, ano passado, 10 casas completas, em tamanho normal e em um único dia.
Eles usaram uma mistura de concreto de secagem rápida, composta principalmente de material de construção reciclado e resíduos.
Em vez de usar tijolos e argamassa, o sistema faz a mistura de cimento de alta qualidade e material de fibra de vidro e imprime camada por camada.
As impressões são 105 por 33 pés cada uma e é possível imprimir quase qualquer design que os clientes desejem.
O processo é ambientalmente amigável, rápido e quase sem trabalho e a empresa conseguiu reduzir o custo de cada casas para menos de US$ 5.000.
Os avanços continuam
Iremos continuar a ver avanços drásticos com a utilização da impressão 3D, mudando a forma como objetos, máquinas e infra-estruturas são fabricadas.
Compartilhe este e-mail com os seus amigos, especialmente aqueles interessados em tecnologia e que se preocupam com os custos das coisas no Brasil.
Fontes: Peter Diamandis, Local Motors e WinSun.