Quais países estão liderando a adoção de robôs em suas indústrias?
Um mapa do Banco Merrill Lynch mostra esse ranking.
Como era de esperar, o Japão está no topo do ranking com 310,508 robôs operacionais, de acordo com dados de 2012. Os Estados Unidos estão em segundo lugar com 168,623 robôs, e a Alemanha em terceiro, com 161.988.
Naturalmente, essa quantidade tem implicações para a economia global daqui para frente.
Nos últimos 10 anos, o número global de robôs industriais cresceu 72%, enquanto só nos Estados Unidos, a quantidade de empregos na indústria caiu 16%, observa a equipe da Merril Lynch, citando dados da Federação Internacional de Robótica.
A equipe do banco complementa que até 2020, 7 milhões de empregos serão perdidos e 2 milhões surgirão (5 milhões de perda líquida) nas 15 grandes economias desenvolvidas e emergentes, como resultado do avanço da inteligência artificial, robótica e outras mudanças tecnológicas.
Confira o mapa abaixo.
Fonte: World Economic Forum
Isto teria ter que vir acompanhado de medidas sociais já a perda de tantos empregos além de ser danosa ao homem também é danosa p/ o fabricante dos produtos porque o mercado comprador passa a ficar reduzido. É como a crise econômica, quanto mais se desemprega menos se consome/investe por conta direta ou do medo do futuro.