Chamada de “molécula milagre” ou de “incrível vitamina oculta”, desde que a revista Cell Metabolism evidenciou os seus efeitos benéficos, o ribósido de nicotinamida (NR) – substância semelhante à vitamina B3 – agora comprova sua ação no processo antienvelhecimento.
Pesquisadores da EPFL conseguiram restaurar a capacidade de regeneração de órgãos de ratos, prolongamento a sua expectativa de vida, apenas administrando o NR neles.
Em estudos passados, esta substância já tinha demonstrado ser eficaz para aumentar o metabolismo, e para tratamento de doenças degenerativas.
Agora, o doutorando Hongbo Zhang, publicou uma nova pesquisa na revista Science, descrevendo os efeitos restauradores do NR sobre o funcionamento das células-tronco para regenerar órgãos.
Células-troncos musculares e função muscular melhorada em ratos idosos tratados com NR: fibras musculares recém-regeneradas 7 dias após a lesão muscular em ratos idosos (esquerda: grupo controle; direita: NR). (Barra de escala = 50 mm). (Crédito: Hongbo Zhang et al./Science)
Para entender como o processo de regeneração se deteriora com a idade, Zhang se juntou com outros colegas da ETH Zurich, da Universidade de Zurique e de universidades no Canadá e no Brasil.
Mitocôndrias —> células-tronco —> orgãos
Como acontece em todos os mamíferos, à medida que os ratos envelhecem, diminui a sua capacidade de regenerar certos órgãos (como fígado e rins) e músculos (incluindo o coração). A capacidade de reparação após uma lesão também é afetada. Isto leva a diversas doenças típicas do envelhecimento.
Sob condições normais, as nossas células-tronco reagem aos sinais enviados pelo corpo, regenerando órgãos danificados através da produção de novas células específicas. Isso acontece pelo menos em pessoas jovens.
Neste estudo, Zhang e seus colegas demonstraram que a fadiga em células-tronco é uma das principais causas da má regeneração ou mesmo degeneração em certos tecidos ou órgãos.
Ao usar vários biomarcadores, eles conseguiram identificar a cadeia molecular que regula a mitocôndria – a “casa de força” da célula – a sua função e como eles mudam com a idade.
Salientando que o NR é um precursor do NAD +, uma molécula que desempenha um papel fundamental na atividade mitocondrial.
Um avanço para a medicina regenerativa
Os pesquisadores queriam “revitalizar” as células-troco nos músculos de ratos idosos. E assim fizeram, focalizando precisamente as moléculas que ajudam a mitocôndria funcionar corretamente. Eles deram o NR para ratos com 2 anos de idade, que é uma idade avançada para eles.
Os resultados que encontraram são extremamente promissores:
A regeneração muscular acontece muito melhor em ratos que receberam o NR, os quais viveram mais tempo do que aqueles que não receberam. E, pelo menos até agora, não foram observados efeitos colaterais após a sua utilização, mesmo em doses elevadas.
Mesmo que estudos mais aprofundados sejam necessários, este trabalho pode ter implicações muito importantes no campo da medicina regenerativa e também tem potencial para tratar doenças que podem afetar jovens, como a distrofia muscular (miopatia).
Fonte: Science
Muito interessante isso! gostei bastante
Gostaria de saber mais a respeito, minha filha tem deficiencia por conta da Mitocondria