As cidades e os edifícios do futuro têm a oportunidade de gerar bem-estar para as pessoas. A tecnologia pode ajudar a reintegrar a natureza de forma sustentável, em oposição à tecnologia que nos afasta ainda mais das nossas raízes naturais.
Passamos 90% do nosso tempo dentro de edifícios comerciais e residenciais. Se você tem o privilégio de ter um home office conhece os prazeres de trabalhar em casa, no seu cantinho, e perto da família.
Porém, grande parte das pessoas, ainda precisa todos os dias, enfrentar o trânsito para trabalhar fora, muitas vezes em um prédio com escritórios frios e “sem alma”.
O ser humano quer de volta o acolhimento do campo e o contato com o verde. Integrar a natureza à arquitetura pode ser um resgate ao passado e uma tendência para futuros projetos.
Pelo menos, parece que os arquitetos estão agora mais sensíveis à necessidade de projetar espaços mais agradáveis, convidativos e cercados de natureza. Veja a seguir um projeto assim que será construído em Nice, na França.
Escritórios com Terraços
Em vez de fazer reuniões em salas fechadas, que tal fazer no terraço?
O projeto “Offices With Terraces” (Escritórios com Terraços) da Nicolas Laisné Associés (NL*A Paris) terá escritórios que se abrem para terraços ajardinados, permitindo que reuniões e até trabalhos se realizem no lado de fora.
(Crédito: Nicolas Laisné Associés)
O edifício pretende definir novos padrões bio-climáticos para os ambientes de trabalho. O layout do prédio gira em torno da ideia de espaços de trabalho flexíveis e da integração da paisagem para dentro do prédio com uma abordagem eco-consciente.
(Crédito: Nicolas Laisné Associés)
Esse edifício possuirá muita vegetação em sua fachada e muita luz natural. O último piso terá duas áreas ajardinadas. Todos os corredores foram deslocados para a parte externa do edifício para liberar mais espaço para dentro do edifício.
Duas áreas ajardinadas no topo do edifício. (Crédito: Nicolas Laisné Associés)
O projeto é definitivamente mais adequado para um clima ameno, e não para lugares frios como a Grã-Bretanha, por exemplo. Imagine que, para ter que transitar por todo o prédio, as pessoas terão que usar os corredores externos.
Escadas externas (Crédito: Nicolas Laisné Associés)
“Os escritórios com terraços sugerem uma nova abordagem para a vida no local de trabalho. Os grandes espaços, as escadas e as áreas ao ar livre convidam os usuários a aproveitar estes espaços que se abrem para um jardim”. NL*A Paris.
A NL*A Paris está buscando a certificação BREEAM para o “Offices With Terraces” pois ele incorpora um alto nível de consciência ambiental. O projeto inclui um sistema de recolhimento de águas pluviais para irrigar a vegetação. Além disso, a vegetação plantada em torno da fachada deve ajudar a mitigar o calor do sol nos meses de verão ao mesmo tempo, que diminui o ruído do tráfego nas proximidades.
(Crédito: Nicolas Laisné Associés)
O projeto terá 6.400 m2 de espaço para os escritórios e 600 m2 de área comercial no térreo. O edifício, orçado em 10 milhões de euros, ficará pronto em 2018 e espera-se criar 4.000 postos de trabalho.
O futuro parecido com o passado
Com a tecnologia, os arquitetos têm a oportunidade de criar edifícios que melhorem a nossa conexão com a natureza e contribuam para o nosso bem-estar, em vez de nos deixarem estressados ou enfadados. Os ambientes de trabalho podem ser lugares mais verdes, mais saudáveis e mais acolhedores.
Vídeo com o projeto “Bureaux avec terrasses” da Nicolas Laisné Associés
Fonte: ArchDaily