Se você já comprou um imóvel sabe a via crucis que é preciso percorrer até a entrega das chaves.

Começando pela pesquisa que pode ser exaustiva. Selecionados os imóveis, começam as cansativas visitas a cada um deles. E por fim, a burocracia dos bancos – em caso de financiamento imobiliário.

uma série de restrições no processo de compra de um imóvel. Para citar apenas uma delas: a restrição dos horários de visitas ao stand de vendas ou ao local (muitas vezes os donos aindam estão morando). Na maioria dos casos, visitas só podem ser feitas entre 8 às 20hs.

Muitas vezes também é preciso lidar com o atendimento que deixa muito a desejar por parte de quem está vendendo.

É realmente um processo complicado encontrar o imóvel certo, no lugar certo e com um preço justo.

Como serão as coisas no futuro

LumaOculus_Unit-e1425588061948

 

Nos próximos 2 a 5 anos, a experiência de compra de um imóvel será completamente diferente do que existe hoje.

Peter Diamandis, futurista, inovador e autor dos livros Abundance e Bold, projeta o seguinte cenário:

– 98% das pesquisas por imóveis serão feitas no conforto de sua casa, usando a realidade virtual (RV).

– Todas as empresas imobiliárias irão oferecer walk-throughs (passeios) virtuais em 360 graus.

– Você poderá visitar qualquer imóvel, de segunda à segunda, às 3 da manhã, se desejar.

– Se você é o vendedor, o seu público abrange compradores do mundo todo.

– Se preferir, o corretor será um agente virtual. Ele poderá lhe contar absolutamente TUDO sobre o imóvel desejado ou sobre qualquer outro parecido com ele. Isso inclui contar quem morou lá, o que aconteceu naquela casa desde que foi construída, como ela foi construída e quais são suas características.

– Quer conferir se os móveis e objetos de decoração que estão em sua casa atual, cairiam bem na casa que deseja comprar? O programa RV levará todos eles para o novo espaço, incluindo os eletrônicos e eletrodomésticos.

– Você também poderá simular mudanças na planta, como por exemplo tirar as paredes de um quarto, mudar pisos ou testar cores de paredes ou ainda testar diferentes tipos de paisagismo no quintal. Tudo em tempo real.

– Ao pesquisar imóveis em uma plataforma com Inteligência Artificial (IA), algoritmos de aprendizagem irão monitorar seus movimentos (com a sua permissão, claro), entendendo o que você gosta e o que não gosta, para fazer as melhores recomendações de apartamentos e casas para conhecer e visitar.

Novas Tecnologias

rift1-1024x763

As plataformas de Realidade Virtual e Inteligência Artificial permitirão você explorar qualquer imóvel e elas irão realmente ajudar a encontrar a casa ideal para você.

Essas novas tecnologias estão em fase intensa de desenvolvimento e chegam ao mercado nos próximos 2 a 5 anos.

Como exemplos, Vicarious, Google DeepMind e IBM Watson estão concentrando esforços para aperfeiçoar a tecnologia de Inteligência Artificial.

Facebook (Oculus VR), Microsoft (Hololens), Google (Magic Leap), OTOY, Leap Motion – são algumas das empresas que estão investindo bilhões de dólares para desenvolver aplicações altamente avançadas em Realidade Virtual.

Dentre as empresas que estão desenvolvendo soluções interativas e em 3D para o mercado imobiliário são a Arch Virtual, ArX Solutions e Vieweet.

Empresas imobiliárias como a Zillow, Trulia, Move, Redfin e ZipRealty estão investindo milhões em aprendizado de máquinas (IA) para que a experiência de compra de um imóvel seja a melhor e a mais impactante possível para seus clientes.

Experiência de compra

O que vimos neste artigo foi um rápido panorama de como será a experiência de compra de imóveis no futuro. Se você achou útil, compartilhe com amigos que trabalham no mercado imobiliário ou estão procurando imóveis.

 

Fonte: Peter Diamandis

Crédito da imagem: Studio 216 e Arch Virtual

O Futuro das Coisas

Somos um ecossistema de futuros e inovação que atua para desenvolver pessoas, times e lideranças, por meio de educação e cultura de aprendizagem, conteúdo de impacto e estudos de futuros.

Ver todos os artigos