O Ceará vai ganhar a primeira cidade inteligente atendendo a uma região com forte déficit habitacional e carência de serviços.
Será o primeiro protótipo real de uma cidade inteligente para população de baixa renda. Os lotes residenciais custam a partir de R$ 24.300, que podem ser pagos em 120 vezes.
Essa “smart city” está sendo construída no município de São Gonçalo do Amarante, uma região conhecida por causa do crescimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que tem o objetivo de se tornar, até 2025, o segundo porto em movimentação de cargas, depois do Porto de Santos.
Chamada de “Laguna Residencial”, a nova cidade é uma iniciativa conjunta do “StarTAU”/Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv, com duas organizações italianas, a Planeta Idea e a SocialFare/Centro para Inovação Social, que compartilham esforços para gerar impacto social e tecnológico.
A cidade terá mais de 3.300.000 m2 quadrados de área.
O núcleo urbano irá contemplar áreas residenciais, institucionais, polo comercial e distrito industrial interagindo com eficiência, através de um planejamento urbano predefinido.
Os moradores irão viver num espaço imerso em alta tecnologia, num sistema social integrado, com Wi-Fi liberado, aplicativos específicos para moradores, compartilhamento de bicicletas e motos, bem como reaproveitamento de água e controle inteligente da iluminação pública e praças dotadas de equipamentos esportivos que geram energia.
A primeira parte do empreendimento deverá ficar pronta ainda em 2016 e contará com 150 casas, além de toda a estrutura proposta. Os moradores terão também a oportunidade de realizar cursos de prevenção médica, nutrição, alfabetização digital e hortas compartilhadas, visando uma melhor integração com o espaço.
Fonte: Laguna Residencial
Nossa, bastante interessante e inovador para minha terrinha, mas tanta inovação e não foi pensado em se colocar um asfalto permeável? isto aumentaria o potencial de aproveitamento das águas pluviais, sem contar que com o tempo, o desgaste do asfalto que faz com que se formem as terríveis poças não seria um problema! Fiquei com dúvida nas fontes de energia… se for solar, estão de parabéns! Apesar do deslise com relação ao asfalto…
Jéssica, toda a pavimentação será em blocos de concreto e postes de luz fotovoltaicos 😉
Olá!
Sou Jordânia Caetano e gerencio o conteúdo digital do Laguna Residencial, 1ª Social Smart City do Brasil.
Gostaria de enviar para vocês alguns dados relevantes sobre esse empreendimento inovador para serem acrescentados ao artigo. Poderiam entrar em contato comigo? Meu email é: jordania@lemedigital.com.br
quero comprar um lote nessa cidade qual o procedimento