Há 3,3 milhões de anos atrás, os seres humanos usaram pela primeira vez ferramentas feitas de pedras.

Ao longo dos séculos, novas ferramentas surgiram e tornaram-se cada vez mais especializadas, incrementando a destreza das nossas mãos para manipularmos as coisas com mais precisão.

Ferramentas de pedra
Sonia Harmand é a autora principal no artigo da Nature sobre a descoberta das ferramentas de pedra com 3,3 milhões de idade. Nesta foto, ela e Jason Lewis examinam as ferramentas encontradas no Quênia. (MPK-WTAP)

 

Entretanto, o modo como pensamos sobre as ferramentas – e as utilizamos – mudou essencialmente quando surgiu o computador. Com ele, passamos a fazer milhões de coisas distintas.

Sendo uma ferramenta colaborativa entre pessoas – mesmo que elas estejam distantes geograficamente entre si – o computador facilita a troca de informações e potencializa o ensino e a aprendizagem. Ele nos permite fazer cálculos, planilhas, textos, criar e gerenciar tarefas e projetos de forma muito mais rápida e confiável. Além de facilitar nossa vida em inúmeras outras atividades.

Acontece que mesmo a computação sendo dinâmica, os seus elementos de interface são estáticos. Ao contrário das ferramentas de antigamente, o computador não nos permite interagir com as mãos, moldar fisicamente aquilo que estamos trabalhando.

Como as ferramentas evoluem com o homem e vice-versa, algumas pessoas começaram a desejar que o computador tivesse novas interfaces que pudessem capturar aptidões humanas importantes, que pudesse se adaptar fisicamente a nós e nos permitisse interagir de outras maneiras.

Pensando nesse desafio, Sean Follmer e Daniel Leithinger, supervisionados pelo professor Hiroshi Ishii, no Tangible Media Group do MIT, desenvolveram uma tecnologia que representa um passo para revolucionar a forma como interagimos com o mundo digital.

Essa tecnologia transmorfa, chamada inFORM, permite “tocar” na informação digital, tornando a interação e a colaboração entre as pessoas muito mais fácil. É possível mover objetos sem ter que estar fisicamente lá para tocá-los.

Sean Follmer e colegas
Pesquisadores do MIT Daniel Leithinger à esquerda e Sean Follmer, PhD, à direita. Ao centro, o Professor Hiroshi Ishii do Tangible Media Group, no MIT. (Imagem cortesia: The Sidney Morning Herald)

 

Os criadores do inFORM o descrevem como um Display de Forma Dinâmica “que pode processar conteúdos em 3D fisicamente, para que os usuários possam interagir com a informação digital de forma tangível e de uma maneira muito mais rica do que com as ferramentas tradicionais.”

Com este dispositivo, a interface pode sair da tela e os usuários podem visualizar a informação em 3D fisicamente, tocá-la e senti-la para entendê-la de novas maneiras. É possível interagir e esculpir elementos que saem da interface.

Isso representa uma nova forma de interação com a informação, ao torná-la física.

Para tocar e manipular coisas à distância, são usados pinos no display para representar as mãos do usuário. Objetos pré-existentes são capturados de um lado e transmitidos do outro. Ou pode-se ter um objeto conectado em dois lugares, então ao movimentar uma bola de um lado, a bola se move no outro lado também. A tecnologia captura o usuário remoto com uma câmera de sensor de profundidade como um Kinect da Microsoft.

Aqui você pode ver Daniel Leithinger com o inFORM interpretando os dados da tela para que ele movimente a bola:

inFORM 6(Tangible Media Group)

 

Por trás da cena você pode ver Daniel criando a representação física de si mesmo, movendo suas mãos para interagir com a bola na representação digital:

inFORM 7(Tangible Media Group)

 

Quais são as aplicações?

Urbanistas e arquitetos podem usar o inFORM para criar mapas e modelos de terreno e para fazer protótipos de projetos de arquitetura. A interface feita permite que estes profissionais desenhem e vejam cidades inteiras. Há uma interação direta para que eles possam ver por diferentes ângulos.

Por exemplo, se um paisagista planeja construir um pátio arborizado com mobiliários urbanos, ele pode alcançar e mover os objetos físicos mesmo que separados a quilômetros de distância.

InForm1(Tangible Media Group)

 

Os médicos também poderão usar o inFORM para melhorar o diagnóstico e tratamento de pacientes.

“Seções transversais através de dados volumétricos, tais como tomografia computadorizada de imagens médicas podem ser vistas em 3-D, física e interativamente”, diz o site da Tangível Media Group. “Nós gostaríamos de explorar simulações médicas ou cirúrgicas.”

Móveis que se adaptam às emoções do proprietário

Uma tecnologia também impressionante é o TRANSFORM que também foi criada por Sean Follmer, Daniel Leithinger e Hiroshi Ishii, especialmente para a Semana do Design em Milão.

Como o próprio nome sugere, o TRANSFORM se transforma para se adequar a novas formas de interagir. Os pesquisadores querem explorar o que a mobília pode vir a ser no futuro.

A pergunta deles é: E se o design dos seus móveis não fosse estático, mas pudesse ser alterado de acordo com o seu estado de humor e sua personalidade?

Como exemplos, imagine uma cadeira que poderia se transformar em outro móvel apenas, detectando o seu humor. Ou, se você está relaxando na sua casa e resolve trabalhar, então o dispositivo poderia se transformar numa estação de trabalho.

O TRANSFORM cria diversas possibilidades e traz outros objetos para ajudar a atingir os seus objetivos.

LEXUS DESIGN AMAZING 2014 – TRANSFORM: Por Trás das Cenas (Tangible Media Group no Vimeo).

 

O TRANSFORM é uma mesa composta de mais de 1.000 quadrados dispostos em um tríptico, cada um ligado a um motor que fica embaixo. Ele muda de forma dependendo de como os usuários interagem com ele e também pode metamorfosear-se para influenciar as emoções das pessoas ao seu redor.

Usando uma biblioteca de animações criadas por Philipp Schoessler, a superfície se transforma, criando ondulações, buracos, formas abstratas, e até mesmo usa o movimento para cantar uma “canção de ninar geométrica” para acalmar as pessoas que interagem com ele.

Na realidade, o que o Tangible Media Lab quer provar com TRANSFORM é que o futuro do design da interface é que nós poderemos interagir com tudo. Os computadores de amanhã serão móveis, roupas, qualquer coisa, e as maneiras de interagir com eles e eles com a gente, serão muito mais ricas do que podemos imaginar.

Internet das Coisas

O que essa tecnologia transmorfa pode mudar a nossa vida daqui pra frente?

Com a nova era da Internet das Coisas, os computadores estão por toda parte: nas nossas roupas, nas paredes, nos carros, nos eletrodomésticos.

Como você pode conferir nessa palestra no TED (vídeo abaixo) Sean Follmer sugere que as pessoas parem de pensar em termos de dispositivos e passem a refletir em termos de ambientes. “Como podemos ter móveis, ambientes ou cidades inteligentes que possam se adaptar fisicamente a nós, e nos permita novas formas de colaboração e novos tipos de tarefas?”

Follmer acredita que precisamos imaginar novas formas de interação com os computadores. Precisamos de computadores que se adaptem às formas que queremos usá-los, aproveitando a nossa destreza manual, e a nossa aptidão de pensar espacialmente sobre a informação ao torná-la física. E ele torce para que um dia possamos ir além dos dispositivos e encontremos novas formas de unir as pessoas e levar a nossa informação para o mundo.

Sean Follmer: Tecnologia transmorfa mudará o trabalho como o conhecemos (TED x CERN – filmado em Outubro de 2015)

 

Você pode ter mais informações sobre o TRANSFORM no site oficial do Tangible Media Lab aqui.

 

O Futuro das Coisas

Somos um ecossistema de futuros e inovação que atua para desenvolver pessoas, times e lideranças, por meio de educação e cultura de aprendizagem, conteúdo de impacto e estudos de futuros.

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