O Ceará vai ganhar a primeira cidade inteligente atendendo a uma região com forte déficit habitacional e carência de serviços.

Será o primeiro protótipo real de uma cidade inteligente para população de baixa renda. Os lotes residenciais custam a partir de R$ 24.300, que podem ser pagos em 120 vezes.

Essa “smart city” está sendo construída no município de São Gonçalo do Amarante, uma região conhecida por causa do crescimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que tem o objetivo de se tornar, até 2025, o segundo porto em movimentação de cargas, depois do Porto de Santos.

Chamada de “Laguna Residencial”, a nova cidade é uma iniciativa conjunta do “StarTAU”/Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv, com duas organizações italianas, a Planeta Idea e a SocialFare/Centro para Inovação Social, que compartilham esforços para gerar impacto social e tecnológico.

Laguna 3

A cidade terá mais de 3.300.000 m2 quadrados de área.

 

O núcleo urbano irá contemplar áreas residenciais, institucionais, polo comercial e distrito industrial interagindo com eficiência, através de um planejamento urbano predefinido.

Os moradores irão viver num espaço imerso em alta tecnologia, num sistema social integrado, com Wi-Fi liberado, aplicativos específicos para moradores, compartilhamento de bicicletas e motos, bem como reaproveitamento de água e controle inteligente da iluminação pública e praças dotadas de equipamentos esportivos que geram energia.

A primeira parte do empreendimento deverá ficar pronta ainda em 2016 e contará com 150 casas, além de toda a estrutura proposta. Os moradores terão também a oportunidade de realizar cursos de prevenção médica, nutrição, alfabetização digital e hortas compartilhadas, visando uma melhor integração com o espaço.

Fonte: Laguna Residencial

O Futuro das Coisas

Somos um ecossistema de futuros e inovação que atua para desenvolver pessoas, times e lideranças, por meio de educação e cultura de aprendizagem, conteúdo de impacto e estudos de futuros.

Ver todos os artigos