Lifewide learning.

Aprender em todos os contextos da vida.

Se o lifelong learning se dá no tempo – estar disposto a aprender até o último instante de nossas existências –, o lifewide learning se dá no espaço – não importa o lugar ou as circunstâncias, o aprendizado se faz possível.

Encarar sua aprendizagem dessa forma ampla e aberta, para muito além dos cursos e da instrução formal, é uma das habilidades mais importantes agora e no futuro.

Mas como potencializar, na prática, nossa capacidade de aprender?

Você talvez já tenha me visto falar aqui sobre CEP+R (Conteúdos, Experiências, Pessoas e Redes).

O CEP+R é uma síntese dos quatro caminhos pelos quais você pode aprender qualquer coisa, a qualquer tempo e em qualquer lugar.

Sem o CEP+R, tanto o lifelong quanto o lifewide learning se tornam apenas discursos vazios.

No que se refere ao C de Conteúdos, um grande desafio é a curadoria: como encontrar aqueles conteúdos que realmente farão a diferença?

Como aprender a navegar no oceano infinito (e poluído) de informações, especialmente no digital?

Como separar o joio do trigo e selecionar as fontes de conhecimento realmente nutridoras?

É aí que podemos recorrer a uma outra letra do CEP+R: o P de Pessoas.

Pessoas (ainda) são a melhor fonte de curadoria disponível.

Se você fizer as perguntas certas, elas irão te presentear com novos Conteúdos, Experiências, Pessoas e Redes que nenhum algoritmo conseguiria prever.

Você não perguntou, mas mesmo assim eu quero te contar sobre as 15 fontes de conteúdo mais interessantes que venho acompanhando nos últimos tempos.

Naturalmente, minhas indicações são baseadas em assuntos que me instigam no momento.

Pode ser que seus interesses sejam muito diferentes dos meus – embora várias das recomendações abaixo sejam um pouco “coringas”:

1- Atila Iamarino (Youtube – PT): famoso por suas lives a respeito da pandemia de COVID-19, o canal do Atila tem conteúdos muito bem produzidos a partir de diversas perguntas curiosas sobre o mundo –tudo muito bem embasado cientificamente, algo precioso em tempos de negacionismo da ciência. Isso sem falar que ele parece ser um cara muito legal.

2- Tech Support (Youtube – EN): tem muita coisa boa no canal da WIRED no Youtube, mas nos últimos meses o que tem me pegado são as entrevistas do Tech Support, uma espécie de “suporte de TI” com especialistas de diferentes temas respondendo a perguntas do Twitter. É como ter a chance de “sugar” cérebros privilegiados em áreas tão específicas quanto mitologia, café, mudança climática etc.

3- BBC Brasil (Site – PT): as últimas eleições provaram o quanto é fundamental ter fontes de jornalismo de qualidade para sobrevivermos à pandemia de fake news. O site da BBC Brasil é exatamente isso, e ainda conta com matérias aprofundadas sobre vários outros temas além de política.

4- Ponto de Partida (Youtube – PT): o Meio, canal que começou oferecendo uma newsletter com uma curadoria de notícias essenciais do dia, agora criou um programa no Youtube chamado Ponto de Partida, apresentado pelo jornalista Pedro Dória. É uma das análises políticas mais lúcidas do momento – e olha que eu tenho acompanhado várias.

5- Marmitex (Newsletter – PT): criada pelo meu amigo Paulo Emediato, o Marmitex é uma lista de e-mails semanal com indicações de reportagens, artigos, livros, séries, filmes, discos, podcasts etc. É uma das poucas newsletters que quase sempre abro, pois o Paulo consegue capturar bem as tendências que valem a pena ser esmiuçadas.

6- Amor em Pauta (Podcast – PT): o Instituto Amuta tem criado muitos conteúdos maravilhosos, mas esse podcast está realmente especial. Disponível no Spotify e apresentado por Marcelle Xavier, o Amor em Pauta reúne entrevistas, pílulas e “faíscas” sobre amor, relações, afeto e conexão humana.

7- Cali (Newsletter + Medium – PT): o Cali é um amigo que escreve sobre estilo de vida intencional e experimental, cultura organizacional e gerenciamento de produto. Gosto muito da forma honesta e profunda que ele escreve, e também do fato de ele viver na pele aquilo que defende.

8- Tira do Papel (Newsletter – PT): uma newsletter fofinha, concisa e encantadora que mistura pequenas doses de textos reflexivos com ilustrações incríveis, além de uma curadoria fina de links para inspirar o seu dia.

9- 3-2-1 Thursday (Newsletter – EN): é a newsletter que eu sempre abro, não importa o que eu esteja fazendo. Idealizada por James Clear, que escreveu o livro Hábitos Atômicos, a ideia é toda quinta-feira trazer 3 pequenas reflexões do autor, 2 citações inspiradoras e 1 pergunta provocativa. Adoro essa simplicidade.

10- Emanuel Aragão (Youtube – PT): Emanuel é um filósofo e psicanalista que criou um método de autoescrita terapêutica. O canal dele no Youtube está recheado de vídeos não óbvios sobre autoconhecimento, emoções e a psique. O mais legal é o jeito que ele grava os vídeos, super calmo e natural, mas ao mesmo tempo com rigor e consistência.

11- Aza Njeri (Youtube e Instagram – PT): a Aza é uma das grandes pensadoras da filosofia africana em solo brasileiro e, por meio de seu canal no Youtube e perfil no Instagram, ela desenvolve reflexões fundamentais para reparar o silenciamento dos conhecimentos afrorreferenciados na nossa cultura. O vídeo sobre educação pluriversal dela, por exemplo, é incrível.

12- Liz and Mollie (Instagram – EN): a Liz Fosslien é uma artista que se especializou em produzir ilustrações reflexivas sobre inteligência emocional, autoconhecimento e temas correlatos. O perfil de Instagram dela é uma galeria que te faz pensar. Gosto tanto do trabalho que até traduzi e publiquei algumas de suas ilustrações em 2021.

13- Seth Godin (Newsletter – EN): todos os dias chega um e-mail do Seth Godin na minha caixa de entrada. Eu adoro como ele consegue manter a consistência diária na escrita, como ele quase sempre se mantém conciso nos textos e o poder de criação de metáforas que ele tem.

14- Explicando e História: Direto ao Assunto (Documentários – PT): duas séries documentais da Netflix que abordam, de maneira bem didática, os fatos e as histórias por trás de um monte de coisas – cartões de crédito, música, açúcar, fast food, laser, petróleo e por aí vai. O melhor é que são episódios curtinhos (em torno de 20 minutos cada).

15- WheezyWaiter (Youtube – EN): um editor de vídeo bem-humorado e sua esposa tentando parar de consumir álcool por um ano, tomar banho gelado todo dia por um mês e toda sorte de outros desafios estranhos. Esse canal foi uma das minhas melhores descobertas de conteúdo em 2022.

E você? Me conta quais são as fontes de conteúdo que você tem colecionado no seu aprendizado lifewide?

Desde que eu me entendo por gente, sinto prazer em entender como as coisas funcionam e como poderiam funcionar.

Talvez essa seja a definição mais simples possível de aprendizado.

Para a minha (e a nossa) sorte, nunca foi tão fácil se cercar de boas fontes de conteúdo a partir dos pitacos de quem a gente confia.


Obs. 1: não se deixe levar somente pelos meus pitacos! Comece a perguntar para as pessoas do seu convívio também. Isto pode te ajudar.

Obs. 2: acessar boas fontes de conhecimento é somente um lado da moeda. Não há aprendizado que se sustente se não houver prática e vivência. Escrevi sobre isso aqui.

Ilustração da capa: Jackson Gibbs

Alex Bretas

Alex Bretas é escritor, palestrante e especialista em aprendizado autodirigido e lifelong learning. É o idealizador do MoL, uma comunidade de aprendizagem autodirigida, e coautor do livro Core Skills: 10 habilidades essenciais para um mundo em transformação. Colabora com as empresas na redefinição da sua cultura de aprendizagem e com os indivíduos na sua capacidade de aprender a aprender. Saiba mais em www.alexbretas.com

Ver todos os artigos