Em um novo vídeo, a Boston Dynamics revelou a versão mais nova de seu robô bípede, “Atlas”. Ele tem uma série de melhorias que impressionam, principalmente o seu centro de equilíbrio.

A empresa não dá muitas informações, mas o vídeo nos dá pista de que o novo Atlas possui novos sensores para ajudá-lo a evitar obstáculos e tem um centro de gravidade mais baixo, o que lhe dá maior estabilidade.

No vídeo, o robô passa por alguns testes. Ele caminha por terrenos acidentados e com neve, se recupera de algumas tropeçadas, agacha-se e empilha caixas em prateleiras.

Uma cena dramática é quando uma pessoa, usando um taco de hóquei, o empurra para que ele caia. O robô simplesmente reestabelece a sua posição vertical. Em seguida a pessoa empurra uma caixa de modo que o robô tenha que correr atrás dela. Isso demonstra duas coisas: a capacidade do novo Atlas para se adaptar a uma situação inesperada e sua capacidade avançada de recuperar-se depois de tropeçar ou cair.

O Atlas anterior, apresentado pela primeira vez em 2013, tinha 1,8 metro de altura. O novo modelo tem altura e peso mais próximos de um ser humano médio com 1,75 metro de altura e pesando 86,1 kg. Ele também é equipado com um sistema LIDAR em sua cabeça, o que o permite estimar distâncias.

O novo Atlas avança no desenvolvimento de robôs antropomórficos que possam substituir os seres humanos em trabalhos manuais. Isso pode levar a uma revolução industrial robótica.

Taggeado em:

, ,

O Futuro das Coisas

Somos um ecossistema de futuros e inovação que atua para desenvolver pessoas, times e lideranças, por meio de educação e cultura de aprendizagem, conteúdo de impacto e estudos de futuros.

Ver todos os artigos