Turismo virtual: visite estes 8 edifícios históricos


05 mar 2016

Num breve futuro, será possível visitar virtualmente cidades e lugares numa realidade impressionante, sentindo todas as sensações físicas, como se de fato estivéssemos nesses locais.

Enquanto esse futuro não chega, hoje, o Street View, ferramenta do Google, “transporta” o usuário a diversos locais no mundo por meio de uma série de fotografias. Você pode passear pelas ruínas arqueológicas de Machu Picchu, pelas pirâmides egípcias, pelo monte Fuji (Japão), pelas ruínas de Petra (Jordânia), pelo Taj Mahal (Índia), dentre outros lugares. No Brasil, podemos visitar locais como os estádios da copa de 2014, o arquipélago de Fernando de Noronha (PE) e as trilhas pela Amazônia.

Também existem serviços de compartilhamento online de modelos arquitetônicos em 3D. Na vanguarda dessa tendência está o Sketchfab, uma plataforma para que os usuários façam o upload de seus modelos e visualizem diretamente no navegador.

Estes modelos possibilitam que a gente explore alguns lugares e edifícios históricos, como esses 8 modelos da Sketchfab selecionados pela ArchDaily, e que mostramos a seguir. Dica: coloque-os em tela cheia.

Todos eles também podem ser experienciados em realidade virtual!

Tour por uma residência típica, em Damasco na Síria

Aqui você pode fazer um percurso em uma residência em Damasco, construída no final da era otomana, e entender algumas peculiaridades desses projetos da época.

Por Shangri La Hawaii em Sketchfab

 

Castelo Kokura, em Kitakyushu no Japão

Construído no início do século XVI, o Castelo de Kokura permaneceu nas mãos do poderoso clã Ogasawara até o século XIX. Após ter sido incendiado em 1866, na guerra entre os clãs Kokura e Chōshū, suas fundações foram reconstruídas em 1959. A edificação em si foi completamente reconstruída em 1990. Lá é possível ter uma das vistas mais bonitas de Kitakyushu.

Por AVATTA em Sketchfab

 

Château de Hautefort, próximo a Dordogne na França

Reconstruído no século 17, o Château de Hautefort localiza-se sobre uma colina na pequena cidade de Hautefort, próximo a Dordogne. Os jardins foram projetados pelo arquiteto paisagista Conde de Choulot. Os jardins do château são listados pela Comissão de Parques e Jardins do Ministério da Cultura da França como um mais notáveis do país.

Por Gerpho em Sketchfab

 

Abadia de Cadouin, na França

Este mosteiro foi construído em 1154, em estilo romano, para os monges em Cadouin, perto de Dordogne e pertence ao patrimônio mundial da UNESCO. O belo claustro central foi construído no século XV, em estilo gótico, em forte contraste com a arquitetura do mosteiro. O modelo abaixo inclui parte do tecido urbano do entorno.

Por Gerpho em Sketchfab

 

Museu Cooper Hewitt, em Nova Iorque

Fundado em 1896, o museu Cooper Hewittem foi transferido em 1970 para a antiga residência de um dos maiores industriais  e filantropos da cidade, Andrew Carnegie. Projetado em 1899 por Babb, Cook & Willard, o edifício georgiano foi a primeira residência particular dos EUA a ser construído com estrutura metálica. Recentemente, a Carnegie Mansion, ganhou um retrofit milionário para atualizá-la com algumas novidades do século 21.

Por Cooper Hewitt em Sketchfab

 

A Academia de Atenas

A Academia de Atenas foi fundada em 1926 e teve como objetivo recriar a antiga academia fundada por Platão 387 aC. Seu edifício principal, com os interiores ricamente detalhados neste modelo, foi projetado em 1851 pelo famoso arquiteto dinamarquês Theophil Hansen e concluído em 1885.

Por InDigital em Sketchfab

 

Museo della Battaglia, em Vittorio, Veneto, na Itália

O museu comemora a batalha final entre a Itália e a Áustria-Hungria na Primeira Guerra Mundial, e está instalado em um edifício do século XVI, decorado com afrescos de Pomponio Amalteo (1505-1588) e Giovanni De Min (1786-1859).

Por Virtualgeo s.r.l. em Sketchfab

 

Ministério da Defesa de Londres

O principal edifício do Ministério da Defesa do Reino Unido é uma imensa estrutura neoclássica projetada por Vincent Harris e construída entre 1938 e 1959.

Por vertexmodelling em Sketchfab

Deixe seus comentários abaixo


Redação O Futuro das Coisas
Redação O Futuro das Coisas

O Futuro das Coisas é dedicado a trazer conteúdo exclusivo em inovação, tecnologia, educação e medicina numa linguagem divertida e acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This