Fintechs não são uma ameaça para os bancos – mas a Amazon e a Alibaba são


22 nov 2017

As fintechs estão cobrindo lacunas e deficiências dos bancos. Mas, por incrível que pareça, elas não são ameaça para o setor bancário. A verdadeira ameaça são empresas como a Amazon e a Alibaba.

Essa é uma das constatações de um recente relatório da McKinsey, que refere-se à empresas como a Amazon, como “empresas de plataforma” e as chama de “novos concorrentes de peso pesado”, para os bancos.

Com base em informações do banco de dados da McKinsey, que monitora mais de 1.000 empresas financeiras, a área de pagamentos é o segmento de crescimento mais acelerado em que essas “empresas de plataforma” estão tomando conta.

Um exemplo é a Alibaba. O relatório aponta que a gigante do comércio eletrônico é essencialmente uma empresa de pagamentos, além dela prestar serviços em B2B, auditoria, empréstimo e gerenciamento de ativos.

“Estas empresas estão quebrando as tradicionais barreiras da indústria”, diz o relatório. “Com uma experiência melhor para os clientes, eles conseguem vender uma gama cada vez maior de produtos para eles”.

O relatório também informa que os lucros no setor bancário “permanecem estacionados”: o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) permanece entre 8% a 10%, por anos. Resta saber como será 2017.

O gráfico abaixo mostra dois possíveis cenários de ROE para os bancos projetados pela McKinsey: sem nenhuma disrupção (“New reality”) e com disrupção (“Worst case”):

Em 2015, estimamos o impacto da ameaça digital. Agora, atualizamos a estimativa para um ritmo ainda mais rápido do que era esperado. À medida que as taxas de juros se recuperam, o ROE do setor bancário poderá chegar a 9,3% em 2025. Mas se os clientes de varejo e corporativos trocarem seus bancos por empresas digitais na mesma proporção que as pessoas adotaram novas tecnologias no passado, o ROE poderá cair cerca de 4,0 pontos, para 5.2% até 2025.”

Relatório completo aqui (em Inglês).

Deixe seus comentários abaixo


Redação O Futuro das Coisas
Redação O Futuro das Coisas

O Futuro das Coisas é dedicado a trazer conteúdo exclusivo em inovação, tecnologia, educação e medicina numa linguagem divertida e acessível.

Pin It on Pinterest

Share This