A partir de agora, qualquer pessoa com uma impressora 3D, poderá imprimir uma miniatura do universo primordial.

Isso porque pesquisadores criaram um mapa 3D da radiação cósmica de fundo (RCF) – a luz mais antiga do universo – e, disponibilizaram os arquivos para as pessoas baixarem e imprimirem.

O estudo da radiação cósmica de fundo está intrinsecamente ligado a uma época em que o Universo era muito novo.

Essa luz, a mais antiga do universo, está viajando pelo Cosmos há mais de 13 bilhões de anos e compõe o que os físicos chamam de Fundo Cósmico de Micro-ondas.

Nesse tempo, o Universo era muito quente e denso. Só que há 380 mil anos, após o Big Bang, ele deixou de ser opaco e tornou-se transparente.

mini-universo

O mini-universo impresso em 3D (Crédito: space.com)

 

Agora, o satélite Planck está fazendo gráficos cada vez mais detalhados da RCF, passando mais informações aos astrônomos sobre o universo primitivo e a formação de estruturas dentro dele, como as galáxias

Foi o que explicou Dr. Dave Clements, PhD, do Departamento de Física do Imperial College London. Ele e sua equipe criaram planos para impressão 3D da RCF e publicaram o trabalho no European Journal of Physics.

O modelo impresso em 3D representa as diferenças na temperatura como colisões e densidades em uma superfície esférica. Também representa cores (azul para o mais frio ao vermelho para o mais morno).

As diferenças na temperatura da RCF se relacionam com diferentes densidades de matéria, e são estas que geraram a formação de estruturas no universo – incluindo estrelas, galáxias, aglomerados de galáxias e superaglomerados.

“Representar essas diferenças como relevos e depressões em uma superfície esférica permite que qualquer pessoa aprecie a estrutura do universo primitivo. Por exemplo, o famoso ‘ponto frio’, uma região com temperatura extraordinariamente baixa na RCF, pode ser sentida como uma pequena, mas isolada depressão”, afirma Clements.

A RCF pode ser impressa em diversos tipos de impressoras 3D. Dois tipos de arquivos foram criados pela equipe: um mais simples para estruturas monocromáticas, e um que inclui diferenças de temperatura representadas por cores e relevos.

Os arquivos são gratuitos para download.

O Futuro das Coisas

Somos um ecossistema de futuros e inovação que atua para desenvolver pessoas, times e lideranças, por meio de educação e cultura de aprendizagem, conteúdo de impacto e estudos de futuros.

Ver todos os artigos