Idéias revolucionárias apareceram em 2015 para solucionar alguns problemas mais prementes do mundo e, também, para facilitar a vida das pessoas. Foi difícil selecionar as mais impactantes. Imagine o que virá em 2016!

Conheça a seguir quais foram as 10 inovações que O Futuro das Coisas escolheu. 

1- A máquina que transforma água suja em água para beber

Janicki bioenergy

Bill Gates experimentando a água processada pelo Janicki Omni processor

 

Em 2015, aproximadamente 2,4 bilhões de pessoas no mundo todo não tiveram acesso ao saneamento básico. Mais de 660 milhões delas usaram fontes de água imprópria para o consumo.

A Fundação Gates pediu que engenheiros descobrissem se seria possível usar a tecnologia para resolver esse problema. Peter Janicki, CEO da Janicki Bioenergy, criou uma máquina que converte, em questão de minutos, água de esgoto em água potável, livre de patógenos.

Esse processador pode ajudar países em desenvolvimento tanto no fornecimento de água potável, quanto ajudando empreendedores a implementar essa tecnologia em lugares que mais precisam.

2- Seja meus olhos: um app que ajuda pessoas com deficiência visual

Be my eyes

Imagem: Be My Eyes

 

Um aplicativo gratuito, chamado Be My Eyes, dá a chance para que os usuários “emprestem” seus olhos para pessoas com deficiência visual.

O aplicativo, desenvolvido pela Sociedade Dinamarquesa de Cegos, conecta usuários cegos com voluntários ao redor do mundo. Através de vídeo chat ao vivo os usuários podem decifrar sinalizações de rua, datas de validade nas embalagens dos alimentos, descrever ou responder qualquer pergunta.

De acordo com o site, desde que foi lançado em Janeiro, o app já ajudou 24.000 pessoas cegas em mais de 115 mil vezes.

3- Sensor de acidificação: cuida dos oceanos

Sunburst Sensors 1

Imagem: XPRIZE

 

Em busca de melhorar a compreensão de como as emissões de dióxido de carbono afetam a acidificação dos oceanos – acabando por afetar a vida marinha e quebrando a cadeia alimentar – foi criada uma competição, a Wendy Schmidt Ocean Health XPRIZE.

O vencedor foi a Sunburst Sensors. A equipe de químicos e engenheiros de Montana (EUA) ganhou US$ 1,5 milhão por desenvolver um dispositivo químico que monitora o pCO2 e pH, podendo assim salvar os nossos oceanos.

4- Tijolo eco-amigável: irá revolucionar a Índia

eco black brick-tiny-750x498

Imagem: Eco BLAC Bricks

 

Na Índia, há centenas de milhares de fornos que produzem cerca de 200 bilhões de tijolos ao ano. Esse processo contribui consideravelmente para a poluição do ar e na emissão de gases de efeito estufa. As fábricas de papel também despejam cinzas em aterros, afetando a saúde humana e agredindo o meio-ambiente.

Para combater esses dois problemas de frente, alunos do MIT desenvolveram um novo tijolo chamado Eco BLAC Bricks. O tijolo é feito de cinzas de caldeiras usando a tecnologia de ativação alcalina, em vez do forno, ou seja, o processo recicla resíduos industriais transformando-os em materiais de construção.

Os estudantes atualmente estão trabalhando na cidade de Muzaffarnagar, na Índia, onde em parceria com um proprietário de fábrica de papel, estão implementando um projeto piloto.

5- Plantas transformadas em luz

Cerca de 42% das áreas rurais na selva peruana não têm eletricidade. Isso de acordo com a última Pesquisa Nacional de Domicílios do Peru. A Universidad de Ingeniería y Tecnología (UTEC), conhecida por desenvolver tecnologias inovadoras, criou a Plantalámparas – uma lâmpada que funciona com energia da planta – fornecendo iluminação para a pequena aldeia de Nuevo Saposoa.

Funciona assim: durante a fotossíntese, as plantas eliminam resíduos, que em contato com microorganismos no solo, se decompõem produzindo elétrons. A equipe da UTEC capta esses elétrons usando eletrodos no solo e os armazena em baterias. Este processo possibilita acender lâmpadas LED por até duas horas.

6- Abrigos temporários: ameniza a vida dos refugiados

better shelter

Imagem: Better Shelter

 

A crise dos refugiados na Europa foi um dos acontecimentos mais preocupantes em 2015. Mais de um milhão de pessoas saíram de seus países, a maior parte com apenas uma muda de roupas, deixando tudo que tinham para trás. Para amenizar essa situação, e proporcionar pelo menos um abrigo temporário, surgiu o Better Shelter .

Esse abrigo temporário foi desenvolvido pela Fundação IKEA em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). A casa tem vida útil de três anos e vem em embalagens planas, para facilitar o transporte e não precisa de ferramentas para montá-la.

7- A Internet num microchip: transforma a educação

eGranary Pocket Library

Imagem: WIDERNET

 

A maior parte das escolas em países em desenvolvimento não tem acesso à Internet, restringindo o ensino. O Projeto WiderNet, da Universidade da Carolina do Norte, desenvolveu o eGranary Pocket Library– um microchip para smartphones, laptops e tablets que fornece informações off-line e recursos educacionais para bilhões de pessoas sem acesso à Internet .

A WiderNet se aliou com os ministérios da Educação, Ministérios da Saúde e escolas de ciência em vários países, visando “transportar” cada “biblioteca para um chip”, ou seja, colocar milhares de documentos e materiais de escolas e universidades dentro desses microchips.

O projeto, que foi colocado numa plataforma de financiamento coletivo, atingiu sua meta em Maio deste ano. Agora eles estão identificando as informações mais importantes, em colaboração com bibliotecas, educadores e voluntários ao redor do mundo.

8- Turbina impressa em 3D: transforma água do mar em água potável

3D-Rotor

Imagem: GE Global Research

 

A dessalinização é geralmente muito cara, mas, em 2015, a GE começou a testar uma solução que pode ser até 20% mais barata para cidades com escassez de água.

Nessa tecnologia, desenvolvida em conjunto com o Departamento de Energia dos EUA, os pesquisadores estão usando turbinas a vapor impressas em 3D, numa versão em miniatura. A nova tecnologia envia a água do mar através de um looping de hiper-resfriamento que a congela. Ao congelar a mistura, o sal se separa naturalmente em forma sólida, deixando apenas o gelo, que é então fundido. O resultado é água potável.

O projeto cria água potável com baixo custo e baixo consumo de energia. A GE continuará a testar a tecnologia até meados de 2016 para avaliar a sua viabilidade.

9- HoloLens: transforma o mundo em hologramas

O Google Glass foi o pioneiro em realidade aumentada. Mas, o HoloLens da Microsoft, veio para aperfeiçoá-lo. É o primeiro headset do mundo sem qualquer cabo ou fio e que cria hologramas. Ele mistura o mundo real e a realidade aumentada literalmente diante dos seus olhos. Você pode transformar sua sala em um estúdio de jogos ou desenhar objetos físicos. Os astronautas da NASA, a bordo da ISS, já estão trabalhando para usá-lo em pesquisas e reparos.

Esse mês, a Microsoft inaugurou a primeira exposição do HoloLens em sua loja na famosa Quinta Avenida de Nova York, a Microsoft Flagship Store.

Como a Hololens melhora o mundo?

Um exemplo, seria na educação médica. Imagine estudar anatomia, olhando para as partes do corpo em 3D na sua frente.

10- Periscope: transforma cidadãos em “broadcasters”

LONDON, ENGLAND - APRIL 30: Links to clips related to the new royal baby are seen on the app Periscope at the Lindo wing as the World's media wait for Catherine, Duchess of Cambridge to go into labour at St Mary's Hospital on April 30, 2015 in London, England. Catherine, Duchess of Cambridge is expected to give birth at the Lindo wing sometime in the next couple of weeks. (Photo by Chris Jackson/Getty Images)

Imagem: Chris Jackson/Getty Images

 

O Persicope, lançado em 2015, permitiu que milhões de pessoas comuns pudessem fazer streaming ao vivo de suas atividades pessoais em qualquer lugar onde estejam, usando apenas um smartphone. As transmissões são feitas para seguidores. É como se eles pudessem ver através dos olhos da pessoa que seguem.

O Periscope já provou ser uma ferramenta valiosa para jornalistas e cidadãos. É possível registrar momentos importantes, mesmo que de forma amadora, como protestos, incêndios, shows e transmitir, o que quer que seja, para o mundo.

Qual você mais gostou?

Qual destas 10 inovações você mais gostou e acredita que mais irá beneficiar as pessoas?

O Futuro das Coisas

Somos um ecossistema de futuros e inovação que atua para desenvolver pessoas, times e lideranças, por meio de educação e cultura de aprendizagem, conteúdo de impacto e estudos de futuros.

Ver todos os artigos